30 AGO 2023
Municípios com iniciativas implantadas para melhoria do ambiente de negócios da cidade já podem inscrever os projetos para concorrer a XII edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). A abertura das inscrições para a etapa estadual da premiação ocorreu nesta terça-feira (29), durante solenidade realizada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte. O evento reuniu gestores municipais, convidados e classe política do RN. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de janeiro do próximo ano no site.
Além de premiar boas práticas municipais, o PSPE objetiva estimular a inovação no Setor Público, contribuir para a ampliação das capacidades municipais, promover a aprendizagem e inspirar novos projetos e ideias, reforçando o papel do Sebrae de parceiro dos municípios. Os projetos, Podem concorrer nas categorias :Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva, Turismo & Identidade Territorial, Sustentabilidade & Meio Ambiente, Empreendedorismo Rural, Cidade Empreendedora e Governança Territorial.
O PSPE é um instrumento de reconhecimento, valorização e difusão de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais (prefeitos, prefeitas, administradores e administradoras regionais) com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial. Poderão participar da premiação prefeitos e prefeitas de todos os municípios brasileiros, bem como administradoras e administradores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha (PE) que tenham implementado iniciativas exitosas, com resultados alcançados até 30 de novembro de 2023.
Solenidade
O lançamento do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora no Rio Grande do Norte tem sempre a característica de reunir prefeitos de todas as regiões que já concorreram ou que buscam alcançar o primeiro lugar do concurso. O evento foi prestigiado por gestores municipais, representantes e convidados. A solenidade contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel, diretores do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto (superintendente), João Hélio Cavalcanti (técnico), Marcelo Toscano (Operações), o presidente da FEMURN, Luciano Santos, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), Gilberto Jales, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, o presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, deputado Kleber Rodrigues, que representou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, como também dos gerentes e colaboradores do Sebrae.
“Esse é um momento importante porque revela a necessidade de se compreender que esse prêmio enaltece aquela gestão que valoriza a gestão que tem olhar para um pequeno negócio, para fortalecer a economia do Rio Grande do Norte. É com muita satisfação que lançamos esse prêmio. Na sua 12ª edição, tem um valor ainda maior porque ocorre no ano em que o Sebrae no Rio Grande do Norte completa seus 50 anos. Parabéns aos prefeitos que estão empenhados em efetivamente participar dessa disputa positiva”, destacou Itamar Manso, durante o evento, dirigindo-se aos gestores municipais.
O diretor superintendente do Sebrae-RN destacou a parceria do Sebrae com os municípios potiguares com foco no desenvolvimento do segmento dos pequenos negócios. Zeca Melo, como também é conhecido, citou projetos, como o Cidades Empreendedoras, que já está implantado em 45 municípios e com demanda para outros. O superintendente também mencionou o projeto LIDER Geoparque Seridó e o início do outro LIDER para as Serras do Agreste Potiguar, que envolve as cidades serranas, como Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras. Sobre a nova edição do PSPE, Zeca Melo enalteceu a iniciativa do prêmio e disponibilizou suporte a quem deseja concorrer. “O Sebrae está de portas abertas para auxiliá-los. Estamos na torcida para que vocês construam juntos conosco projetos que visem apoiar a pequena empresa, a livre iniciativa e o empreendedorismo do Rio Grande do Norte”.
A gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-RN, Cátia Lopes, fez a apresentação do que é o prêmio e detalhou as principais regras para inscrever os projetos. O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequena Empresa do RN, Kleber Rodrigues, falou, durante o evento, da importância de um trabalho feito com várias parcerias para melhorar o ambiente de negócios locais, referindo-se ao projeto Município Mais Empreendedor, que visa implantar em 100% dos municípios do estado salas do empreendedor.
“Esse trabalho é feito justamente de forma paralela com as prefeituras para poder gerar mais oportunidade e ajudar aos empreendedores atuarem com mais solidez e dar aos munícipes um ambiente melhor e mais favorável ao empreendedorismo. Dos 167 municípios, 160 já têm a sala do empreendedor instalada. Isso é importante e torço muito para que, ainda em 2023 tenhamos todos os municípios com essa estrutura”.
Para o Presidente do TCE-RN, Gilberto Jales, o prêmio é um exemplo para as instituições todas do Brasil e tem a avaliação mais positiva possível. “Acompanho desde antes de estar no tribunal de contas. Essas premiações e o resultado delas são uma força motivadora, fazendo a diferença nos municípios, tirando os gestores públicos da sua situação de comodidade e buscando incentivar a pequena e microempresa, o empreendedor e o empreendedorismo rural, buscando a inovação tecnológica. Esse prêmio tem dado grandes resultados na prática para todos os municípios brasileiros, portanto, é uma grande iniciativa em parceria com os tribunais de contas do Brasil, parceiros do Sebrae”.
Homenagens
Durante o lançamento, foram entregues quatro exemplares de uma publicação especial, o livro em comemoração aos 20 anos da premiação. O presidente da Femurn, não só participou do lançamento, como ainda recebeu a homenagem e anunciou que o município no qual administra estará na disputa pela premiação. O prefeito reforça a necessidade atual dos gestores de utilizar a criatividade para administrar. “O prefeito empreendedor é aquele que vai buscar meios e formas de superar os desafios”, resumiu Luciano Santos, que levou um dos troféus da etapa estadual na última edição do PSPE.
Também foram contemplados com a publicação o presidente do TCE-RN, Gilberto Jales, o deputado Kleber Rodrigues e a prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, que teve a experiência de ganhar o prêmio. Em 2010, ela venceu a etapa estadual e sagrou-se também campeã nacional da premiação. Shirley compareceu ao lançamento da 12ª edição do PSPE e confirmou que o município vai concorrer e, na visão dela, com fortes chances de ganhar. Um dos projetos que podem garantir o título de vencedor é o Vila do Empreendedor, uma área que concentra equipamentos e serviços para atendimento e suporte aos empresários da cidade. O local também funciona para destacar a produção artesanal do município, já que Messias Targino é considerada a localidade com o maior número de artesãs que fazem peças em crochê.
“O prêmio funciona como se desse uma sacudida na gestão e nos empreendedores. Isso acontece, porque a gente provoca e coloca os projetos em visibilidade. A prefeitura buscou aquele pequeno agricultor, aquele MEI, para que tivesse uma aproximação e relação para fornecer ao município e prefeituras de cidades vizinhas. Foi exatamente isso que o prêmio fez”, revela Shirley Targino sobre as vantagens da participação no competição.
Autor(a): BZN
Fonte: Agência Sebrae de Notícias