07 DEZ 2023
A iniciativa pioneira do Sebrae no Rio Grande do Norte e da Assembleia Legislativa em unir forças para instalar Salas do Empreendedor de forma padronizada em todos municípios do RN tem servido de exemplo para outros estados. A confirmação é da gestora nacional do Selo Sebrae de Referência em Atendimento das Salas do Empreendedor, Ellys Alves, que veio a Natal participar da entrega do selo. A parceria entre as duas instituições já foi responsável pela implantação de 160 salas do empreendedor no RN, que possui 167 municípios,
Ellys Alves reconhece que as ações do programa estão servindo de base para serem replicadas em todo o país. “Esse convênio, que é específico aqui do do Rio Grande do Norte, atualmente, tornou-se uma referência. Vários estados que conhecem esse convênio querem replicá-lo. Mesmo que a gente não consiga replicar o convênio em si, a gente já identifica boas práticas que podemos replicar em nível nacional”, diz.
As Salas do Empreendedor são locais de atendimento das Prefeituras Municipais dedicadas a fomentar a abertura de novos negócios, facilitando os processos de abertura de empresas, regularização e baixa, assim como a oferta de serviços exclusivos para o Microempreendedor Individual (MEI).
“É claro que cada estado tem as suas particularidades, o que é um desafio tremendo. O Rio Grande do Norte, para gente, além de ser uma referência, foi muito original e pioneiro porque é difícil você conseguir estabelecer esse tipo de convênio nos estados. Nenhum outro ainda conseguiu e olha que tem vários estados tentando fazer isso. Então, é uma oportunidade para que a gente possa padronizar minimamente algumas estruturas físicas, algumas partes de gestão e investimento, que não vemos em outros estados”, analisa Ellys.
Segundo a gestora as estruturas da Sala do Empreendedor desempenham um papel de hub, como se fosse uma porta de entrada para que os empreendedores possam procurar um lugar que é de confiança, que tem o apoio do Sebrae, para resolver questões do dia a dia, seja na parte de legalização ou na parte até de gestão empresarial. “Quando o Sebrae se junta à Sala do Empreendedor, que é de autonomia das prefeituras, a gente promove a parte legal, mas também leva outros tipos de soluções. O empresário sabe que ali é um local em que ele pode encontrar suporte”, finaliza a gestora do Sebrae nacional.
Autor(a): BZN
Fonte: Agência Sebrae de Notícias