Cidade

Secretaria de Saúde de Natal divulga protocolo de atendimento para infecções respiratórias

02 MAR 2020

A Secretaria de Saúde de Natal divulgou o Protocolo Municipal para Infecção Humana pelo novo Coronavírus COVID-19 para reforçar as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) aos profissionais em torno de possível caso sintomatológico de doença respiratória que tenha histórico de viagem para as áreas de transmissão nos últimos 18 dias e que atenda a definição de um caso suspeito do novo coronavírus.

O documento está disponível no portal da prefeitura.

Recomendações

Até o momento, os possíveis casos apresentam sinais ou sintomas como febre e tosse. Por isso, recomenda-se evitar contato próximo (cerca de 1m) a alguém com sintomas respiratórios, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, lavar as mãos frequentemente, limpar regularmente os ambientes e mantê-los ventilados, evitar o compartilhamento de objetos pessoais e evitar locais aglomerados. 

As formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento. A disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada, mas ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. 

Apesar disso, a transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:  gotículas de saliva;  espirro;  tosse;  catarro;  contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. 

Os casos suspeitos para o coronavírus são comunicados de forma imediata ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde - CIEVS/NATAL para investigação, descarte ou confirmação do diagnóstico. 

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias