Saúde

Secretaria de Saúde alerta sobre importância da prevenção contra o diabetes

16 NOV 2023

Foto: SMS

Nessa terça-feira (14), foi comemorado o Dia Mundial e Nacional do Diabetes. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do setor de Promoção à Saúde, aproveita a data para reforçar a importância de incentivar a divulgação de  informações e dos cuidados para prevenir e tratar a doença.

O Diabetes Mellitus é uma doença crônica não transmissível, causada pela produção insuficiente ou má absorção pelo corpo de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) as transformando em energia para a manutenção das células do organismo. Em Natal, 39.189 pessoas estão registradas com algum tipo de diabetes, de acordo com dados de janeiro a outubro de 2023 do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

Por ser uma doença crônica, se não tratada e avaliada corretamente pode desencadear diversos agravos à saúde. “A pessoa com diabetes em estágios mais avançados apresenta perda de sensibilidade da pele, uma das manifestações da neuropatia diabética e está associada à perda progressiva das fibras nervosas, sendo uma das complicações crônicas da doença, além de lesões e poder levar a amputações de membros, o que queremos reduzir, evitar que a pessoa chegue em um estado mais grave.”, comenta Maria da Luz Bezerra Cavalcanti Lins, enfermeira e coordenadora Núcleo de Prevenção e Tratamento de Pessoas com Lesões Dermatológicas, do Setor de Promoção da Saúde da SMS Natal.

A doença tem entre seus principais sintomas de alerta fome e sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia, porém, ela possui diversos tipos que apresentam características distintas que devem ser tratadas de acordo com suas especificidades. No Tipo 1, o sistema imunológico é o responsável por atacar e destruir as células que produzem a insulina. Já o Tipo 2 ocorre em cerca de 90% das pessoas com a doença, é caracterizada por resistência à insulina, quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. Outro tipo importante é a do diabetes gestacional, que pode acarretar redução da ação da insulina durante a gestação.

Durante todo o ano, a secretaria de saúde desenvolve o trabalho preventivo nas unidades de saúde de Natal, com intenção de alertar sobre os riscos da doença, oferecendo diversas atividades, como orientação sobre a doença e sua prevenção, testes glicêmicos, aferição de pressão arterial, trabalhos em grupos nas unidades sobre os temas, além de incentivar a atividade física e alimentação saudável dos munícipes.

Autor(a): BZN



últimas notícias