24 OUT 2023
O projeto "Natal Pensando Moda" retorna em grande estilo e marca presença em um dos principais salões de moda e negócios da América Latina, o Minas Trends, que começa nesta terça-feira (24), em Belo Horizonte (MG). Um dos mais exitosos projetos do Sebrae no Rio Grande do Norte, o “Natal Pensando Moda” desembarca na capital mineira para colocar em evidência o trabalho de marcas potiguares. O clima é de entusiasmo e grande expectativa por dois motivos.
O principal deles, e bem óbvio, é a perspectiva de fechar negócios e parcerias comerciais. O outro tem a ver com o resultado das ações do projeto. As marcas vão lançar as cápsulas, pequenas coleções, desenvolvidas a partir das consultorias e orientações do “Natal Pensando Moda” com versões do que estará em alta na temperada outono-inverno 2024. A iniciativa nesta edição leva a assinatura do conceituado estilista Alexandre Herchcovitch, que realizou mentorias às empresas.
Completando 30 edições em outubro, o Minas Trends se firma como primordial para todo o setor por ser o maior salão de negócios de moda da América Latina. O evento reúne os principais players do setor para apresentar moda criativa e estimular negócios, criando novas conexões. O Sebrae-RN está possibilitando que os novos talentos do estado estejam dentro desse movimento ao apoiar a participação de seis marcas locais no Salão de Negócios do Minas Trends.
As empresas ficarão reunidas em um espaço colaborativo do projeto “Natal Pensando Moda” e prometem colocar as criações dos potiguares em destaque. A Areia Dourada, Dormire di Luna, Human, MJ Design, Ravenna e YSA vão estrear na semana de moda mineira com coleções próprias. Denominadas de cápsulas, as pequenas coleções ficarão durante o período, no espaço colaborativo do “Natal Pensando Moda”.
O objetivo dessa iniciativa do Sebrae-RN é oferecer consultorias e mentorias com grandes estilistas do cenário nacional para fomentar negócios no segmento da moda e cadeia têxtil do estado e apoiar empresas locais no processo criativo de uma coleção temática. Essa iniciava começou ainda nos anos 2000 com a participação do estilista mineiro Ronaldo Fraga em várias edições. Este ano, o consultor foi Alexandre Herchcovitch.
“Consumidor do Futuro” foi o tema escolhido para ser apresentado no primeiro dia do evento (24), das 15h às 16h, em um Talk Show com o estilista Herchcovitch, que contará como foi a sua experiência no projeto coordenado pelo Sebrae do Rio Grande do Norte. Além disso, o próprio Herchcovitch vai destacar a originalidade e o talento dos estilistas potiguares. apresentando as coleções desenvolvidas durante o projeto.
Segundo a Gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, Verônica Melo, de acessórios, beachwear, sleep wear, moda infantil à feminina, o Nordeste se faz presente nas peças que provocam emoções, conectando a elegância com conforto em tons vibrantes, suprindo os desejos da novo consumidor moderna e suas facetas no dia a dia!
“O projeto tem essa característica de atrair olhares para o que é produzido localmente com a assinatura de renomados estilistas. Por isso, escolhemos o Minas Trends para o lançamento das coleções criadas. O evento é uma grande vitrine e certamente renderá bons negócios para os participantes”.
Mais DNA potiguar
Segundo a gerente do Sebrae-RN, além das seis marcas que integram o espaço colaborativo, outras duas empresas do Rio Grande do Norte, que já passaram pelo projeto e são veteranas no Minas Trends, também estarão no evento com apoio do Sebrae: Morena Canela e Palone Design, ambas do ramo de acessórios. A Palone Design é uma das mais bem posicionadas marcas no mercado de acessórios e está presente em Natal, Pipa/Tibau do Sul, Recife, João Pessoa, São Paulo e na vitrine d BijhorcaParis. A marca participou de edições anteriores do Natal Pensando Moda, sob a mentoria do estilista mineiro Ronaldo Fraga.
Já a Morena Canela também atua na confecção de acessórios e foi uma das participantes de edições anteriores do projeto Natal Pensando Moda. A marca se ancora em originalidade para criar linhas de brincos, pulseiras, colares e outros acessórios com identidade própria. “Cada peça é desenvolvida com uso de tecnologia de ponta, produzidas pelas mãos de nossas artesãs, imprimindo identidade e unicidade a cada peça”, propaga a marca.
Além disso, a marca Sheila Morais, comandada pela empresária e designer potiguar, também está no Minas Trend. Sheila é uma das pioneiras do estado no ramo de design de acessórios autorais. Com uma larga experiência, inclusive sendo reconhecida com os prêmios Mulher de Negócios e MPE Brasil, ambos do Sebrae, Sheila Morais está à frente da marca que leva o próprio nome, cujo negócio surgiu há duas décadas, quando pouco se falava em design e coleções de peças no Nordeste. “Sempre parti muito do lúdico, de contar estórias por meio do que produzíamos. Atualmente, essa é uma premissa elementar nessa área de moda para desenvolvimento de coleções”, afirma.
“Estaremos dentro do Minas Trends também com essas duas marcas, que já são veteranas no evento e já participaram das edições passadas do Natal Pensando Moda. Estarão com espaços individuais. São marcas que já atendem o mercado nacional, resultado, inclusive, de todo esse trabalho realizado pelo Sebrae”, ressalta Verônica Melo.
Autor(a): BZN
Fonte: Agência Brasil