Cidade

Semurb instala placas de sinalização educativas para presença de fauna silvestre

21 JAN 2021

Foto: Reprodução Semurb

A Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) instalou na manhã desta quinta-feira (21), placas de sinalização que indicam a presença de fauna silvestre, em duas praças, no conjunto Ponta Negra, zona Sul da capital.  Os espaços públicos contemplados foram a Praça Henrique Carloni, conhecida como a do Disco Voador e a Presidente Tancredo Neves. A renovação da sinalização é uma iniciativa do projeto “Conhecendo a Nossa Fauna”, que surgiu em 2017, para orientar e educar a população sobre a presença dos animais silvestres e evitar maus tratos.

A idéia da sinalização educativa é levar a informação para a comunidade, a partir de um elemento visual, de fácil leitura e interpretação. Segundo o supervisor de fiscalização da Semurb, Gustavo Szilagyi, foi verificado que muitos dos conflitos com a fauna silvestre se davam por puro desconhecimento da população acerca do comportamento dos animais.

“Onde as placas foram instaladas, observamos uma mudança de comportamento da comunidade, que ao invés de temer os animais, passou a admirá-los e até mesmo a preservá-los. Pretendemos levar sinalizações como estas para outros pontos espalhados pela cidade”, disse o supervisor de fiscalização.

Ainda de acordo com Szilagyi,  nas placas a população vai encontrar explicações sobre a coruja buraqueira, “que é  uma  espécie territorialista e bem ambientada à presença dos humanos”. E que novas placas com informações de outras espécies como o Carcará e do Gavião Carijó já foram elaboradas e estão em fase de montagem, acrescenta. 

O Projeto "Conhecendo a Nossa Fauna" surgiu em 2017, num momento em que a Semurb  estava recebendo muitas denúncias de maus tratos a animais silvestres e de supostos ataques das espécies aos frequentadores de espaços públicos onde as corujas habitam. 

Fonte: Prefeitura de Natal



últimas notícias