Economia

Senac reúne 25 prefeituras do RN no 1º Encontro Estadual do Programa DEL

07 JUN 2022

Foto: Ascom/Senac RN

Para celebrar os quase cinco anos de implantação do programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL no Rio Grande do Norte, o Sistema Fecomércio, por meio do Senac, realiza, até o dia 9, o 1º Encontro Estadual DEL RN, com participação de 25 municípios potiguares, entidades parceiras e representantes dos estados de Minas Gerais, Santa Catarina e Acre. 

A abertura aconteceu no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, com programação que apresentou a metodologia e os principais resultados conquistados no estado. Uma oportunidade para as prefeituras conhecerem a iniciativa como uma estratégia para o desenvolvimento econômico local.

Metodologia alemã implantada no RN por meio de parceria entre o Sistema Fecomércio RN e a Facisc-SC, com apoio do Ministério Federal para a Cooperação e o Desenvolvimento da Alemanha e as entidades empresariais alemãs, BBW e BFZ e Sequa, o DEL tem como objetivo fortalecer a economia local nos municípios, por meio da cooperação entre poder público, trade turístico local e sociedade civil. Os trabalhos são focados no planejamento e na implementação de estratégias que atendam as demandas específicas de cada destino.

"Já são sete municípios do RN diretamente impactados pela implantação do DEL. Não resta dúvidas do sucesso do programa e de que, através dele estamos cumprindo com nossa missão de oferecer ações que impulsionem o setor de serviços e turismo do RN, segmentos que são protagonistas na atividade econômica do estado", disse o diretor regional do Senac, Raniery Pimenta.

No RN, os municípios de São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul, Parnamirim, Tibau, Galinhos, Assú e São José de Mipibu já implantaram o programa. Coroando o evento, o prefeito de Porto do Mangue, Francisco Antonio Faustino oficializou a implantação com a assinatura do convênio; bem como ocorreram as renovações de Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso.

Entre os resultados do DEL no RN, um dos destaques é a consagração dos municípios participantes com o Sustainable Top 100 Destinations, prêmio internacional concedido a 100 destinos no mundo com práticas sustentáveis reconhecidas pela Green Destinations – Organização internacional, vinculada ao GSTC (Conselho Internacional de Turismo Sustentável), formada por especialistas em turismo sustentável do mundo todo, que examina os municípios no que diz respeito à sua adequação para certificação internacional como um destino sustentável.

A subsecretária de turismo do RN, Solange Portela, destacou sobre o diferencial competitivo que o DEL leva aos municípios atendidos.

"O DEL só reforça como é importante a integração entre os entes públicos e privados na construção de um bem comum, que é o desenvolvimento econômico das cidades. Estamos falando de uma iniciativa de abordagem pioneira que entende a sustentabilidade como algo que trabalha fatores sociais, econômicos e ambientais. Os benefícios para o turismo já são visíveis nas cidades que integram a iniciativa. Percebemos uma maturidade maior para lidar com os desafios, e o implemento de soluções criativas que agregam ainda mais valor aos destinos turísticos do Rio Grande do Norte", analisa Solange Portela.

Outro destaque foi a expansão do programa no Brasil. Após sucesso do DEL Turismo no RN, no final de 2021, Federações em cinco estados brasileiros assinaram com a entidade alemã para execução nacionalmente. O Cônsul Honorário da Alemanha no RN destacou o referencial do estado.

"É uma satisfação muito grande ver que o DEL Turismo, que foi gestado aqui no Rio Grande do Norte, está tomando proporções maiores, sendo modelo para outras regiões e estados do Brasil. Meus parabéns a todos os envolvidos, é muito bom ver tudo o que o DEL vem desenvolvendo", disse Geppert.

A programação do Encontro Estadual DEL RN continua amanhã (8) com visita técnica ao município de Galinhos e treinamento dos Agentes de Articulação na quinta-feira (9). 

Participaram do primeiro dia, os consultores alemães Andreas Dohle e Hans Peter, representantes da Facisc-SC, Green Destination e Projeto Cetáceos da Costa Branca e prefeituras de Baía Formosa, Lajes, Assú, Touros, São José de Mipibu, Tibau, Maxaranguape, Pedro Velho, Serra de São Bento, Porto do Mangue, Tibau do Sul, Currais Novos, Angicos, João Câmara, Ipanguaçu, Canguaretama, Pureza, Janduís, Parnamirim, Extremoz, Santa Cruz, Macaíba, Galinhos, Areia Branca, São Miguel do Gostoso e Natal.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias