Cultura

Sensacional! Bravoooo!!

30 SET 2020

A Filarmônica UFRN e a Banda Mad Dogs disponibilizaram uma nova apresentação da série Delírios da Pandemia, que aborda sobre o “novo normal” ao ritmo de uma canção dos Beatles. Com narração do ator César Ferrario, o vídeo está disponível no Auditório Onofre Lopes Digital, que é uma ação da Escola de Música da UFRN (EMUFRN) para oferecer conteúdo musical e virtual à população, como alternativa cultural no contexto do isolamento social da pandemia do novo coronavírus.

O maestro da Filarmônica UFRN, André Muniz, explicou que as orquestras do mundo ficaram impossibilitadas de se apresentar, devido ao distanciamento social da pandemia, fazendo surgir uma nova produção musical em que os músicos gravam em casa sob a direção artística de um maestro e, em seguida, é feita uma junção digital. Nessa perspectiva, a Filarmônica UFRN “distancia-se fisicamente e aproxima-se através da música: de seus públicos, de outros músicos, de outras linguagens, de outras estéticas”.

O primeiro vídeo da série Delírios da Pandemia, ganhou repercussão pública sendo, inclusive, compartilhado pelo jornalista Cid Moreira nas redes sociais. Com o sucesso do primeiro vídeo, que contou com a participação do Coral Infantil da UFRN, a orquestra da UFRN se uniu agora aos músicos da banda Mad Dogs para produzir um novo conteúdo audiovisual, com o objetivo de levar uma reflexão sobre o “novo normal” por meio da música.

Narrado pelo ator César Ferrario, o vídeo inicia com o texto de Tiago Xavier que faz refletir sobre a “nova” realidade que vivemos com a covid-19, fazendo pensar sobre os “delírios da pandemia”. Em seguida, a Filarmônica UFRN e o Mad Dogs apresentam a canção The fool on the hill dos Beatles, oferecendo a arte como alívio ao nosso “novo normal”. Confira a apresentação no Auditório Onofre Lopes Digital.

Filarmônica UFRN e Mad Dogs

Nascida como Orquestra Sinfônica da UFRN, em 2009, o grupo mudou o seu nome para Filarmônica UFRN em 2019. Sob a regência do maestro André Muniz, o grupo é formado por alunos da Universidade, oriundos dos cursos técnico, licenciatura em Música, Bacharelado em Música e Pós-Graduação em Práticas Interpretativas de Músicas do Séc. XX e XXI. Entre as principais apresentações estão uma turnê na Alemanha e a apresentação ao papa Francisco, no Vaticano.

A banda Mad Dogs tem mais de duas décadas de existência, misturando ritmos brasileiros com o blues e o rock. Conhecida nos palcos potiguares, a banda tem premiações como os troféus Hangar – o prêmio da música norte-rio-grandense de melhor banda, melhor vocalista, melhor show e melhor instrumentista. Como destaque em sua história o grupo participou ainda do projeto Oi Blues by Night, quando acompanhou artistas como Dominic Nichillo (USA – ex-Santana e Buddy Guy, entre outros), Kenny Bronw (USA), Danny Vincent (Argentina) e Nuno Mindelis (considerado um dos melhores guitarristas nesse estilo), além de ter aberto shows de Phill Guy (USA) e Peter Mad Cat (USA).

Autor(a): Williane Silva/Ascom-Reitoria UFRN



últimas notícias