Saúde

Sesap e SMS formam grupo técnico para discutir financiamento da saúde em Natal

22 ABR 2025

Foto: Divulgação

As Secretarias de Saúde do Estado (Sesap) e do Município de Natal (SMS) decidiram criar, até o final do mês de abril, um grupo técnico conjunto para discutir o financiamento dos serviços de saúde prestados na capital potiguar. A iniciativa surgiu durante uma reunião entre os secretários Alexandre Motta (Sesap) e Geraldo Pinho (SMS), realizada nesta terça-feira (22).

A proposta partiu de Alexandre Motta, após reunião com vereadores da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal, no último dia 15. “Temos várias necessidades e dificuldades em comum. Viemos buscar uma ação conjunta, em prol da saúde de Natal”, afirmou.

O grupo técnico analisará os repasses feitos pelo Estado à Prefeitura para custeio de serviços como o Samu, unidades de pronto atendimento (UPAs) e farmácia básica. Também serão avaliados os investimentos estaduais realizados sem contrapartida municipal, como em procedimentos de urologia e cirurgia vascular, atendimento domiciliar (home care), leitos de UTI e parte do custeio do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

Geraldo Pinho destacou a importância da cooperação entre os entes: “Sabemos dos desafios, mas a cooperação vai ser maior e vamos superar em conjunto”.

Os secretários também discutiram estratégias para captação de novos recursos junto ao Ministério da Saúde, com foco no fortalecimento da rede de atendimento da capital.

Autor(a): BZN



últimas notícias