Economia

SET explica sobre operação 'caça aos piratas' no Alecrim

06 OUT 2022

Foto: Polícia Civil/Secoms

Diante de áudios e mensagens que circulam em grupos de WhatsApp de que o governo potiguar deflagrou operação para confiscar camisas do Brasil, o BZN tocou o telefone para o secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier.

De pronto repeliu sobre o confisco propalado. Explicou que a Polícia Civil, através da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações de Natal (DEFD), realizou na manhã dde hoje (6), a Operação Caça aos piratas, para combater a comercialização de brinquedos e peças de vestuário falsificadas ou adulteradas no bairro do Alecrim, a partir de registros de boletins de ocorrência e requerimentos protocolados pelas empresas Nike, Adidas, Puma, Lacoste, Tommy Hilfiger, Disney, Marvel e Pinkfong.

Na ação, de acordo com a PC, "seis lojas foram fiscalizadas, constatados e apreendidos centenas de brinquedos, camisetas e peças de vestuário falsificadas ou adulteradas, mercadorias produzidas e comercializadas de forma criminosa, sem autorização das marcas citadas, e colocando em risco a vida e a saúde dos consumidores, especialmente das crianças".

Em flagrante, foram presas cinco "pessoas pela prática dos crimes de fraude no comércio, receptação qualificada, violação de direito autoral, crime contra as marcas, concorrência desleal e crime contra as relações de consumo".

A operação teve a colaboração de 33 policiais civis, da DEFD, Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), Delegacia Especializada em Crimes contra a Ordem Tributária (Deicot), 3ª Delegacia de Polícia de Natal e 8ª Delegacia de Polícia de Natal; além do apoio de policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas de Natal (Deprov), Delegacia Especializada de Capturas (Decap/Polinter) e da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência de Natal (Depid). Mais equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN) e da Secretaria Estadual de Tributação (SET).


Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias