Economia

Setor de economia criativa faz negócios e se conecta com mercado durante evento na Paraíba

04 OUT 2023

Foto: Agência Sebrae

Um grupo de nove empreendedores potiguares que atuam com artesanato, música, games e audiovisual terá a oportunidade de apresentar seus trabalhos, comercializar produtos e se conectar a quem faz a cadeia produtiva da economia criativa do Nordeste acontecer. Com o apoio do Sebrae, os empresários estarão presentes na 6ª edição da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (FINCC). O evento acontecerá de sexta-feira (6) a domingo (8), no Espaço Cultural, em João Pessoa.

A FINCC deste ano contará com uma programação diversificada, reunindo palestras sobre negócios criativos, com oficinas de gastronomia, empreendedorismo, games e exposição de produtos e serviços de diversos segmentos. Devem participar da feira 400 expositores, distribuídos em 100 estandes, com negócios de várias cidades do Nordeste.

“É um evento que envolve toda a cadeia de segmentos de economia criativa para a comercialização de produtos e serviços nos segmentos de artesanato e arte popular, artes visuais, cinema, música, gastronomia, games, moda, museus, comunicação e startups. Nosso o foco é dar acesso a mercado aos empresários locais e sensibilizar os visitantes da feira sobre as potencialidades que temos no setor, que é atendido como um todo pelo Sebrae.”, argumenta o gestor do projeto de Economia Criativa do Sebrae-RN, Ítalo Bruno Alves.

O grupo é composto por cinco artesãs e representante de duas empresas potiguares desenvolvedoras de games, além de uma empresa da área de música e outra do segmento de audiovisual. A caravana recebeu o apoio do Sebrae na Paraíba, promotor do evento, para hospedagem, enquanto o Sebrae no Rio Grande do Norte vai custear as despesas com transporte e espaço para exposição no evento. Será um estande para cada área de atuação dos empreendedores.

“Para selecionar os empresários que irão representando o RN, foi utilizado como um dos critérios prioritários aqueles que foram aprovados no Edital de Economia Criativa deste ano. A ideia é dar continuidade ao relacionamento com esses empreendedores e apoiá-los na expansão de mercado além das fronteiras do estado”, diz o gestor sobre as metas do projeto.

Segundo o Ítalo Bruno Além de viabilizar a participação na sexta edição da FINCC , o Projeto de Economia Criativa prevê ainda levar os potiguares à Feira Nacional de Artesanato em Minas Gerais, no fim do ano, além de iniciar as tratativas e curadoria para a Fiart, que ocorre em janeiro, em Natal.

Jogos

O objetivo da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos é proporcionar aos empreendedores trocas de experiências e ainda projetar os seus negócios no cenário local e regional. Para quem gosta do universo dos games, haverá oportunidade para conhecer mais sobre esse mercado, desafios e inovações.

Já na parte de economia criativa e empreendedorismo serão realizadas palestras sobre redes sociais, produção de conteúdo audiovisual, escrita criativa, afro empreendedorismo e inteligência artificial. Outro destaque na programação serão os temas voltados ao artesanato, com palestras sobre como tornar o negócio competitivo e sobre identidade e moda autoral.

Também integra esta edição da FINCC o Fórum Internacional de Cidades Criativas, que será no dia 6 de outubro. Entre os palestrantes que vão discutir as potencialidades da economia e negócios criativos, além de apresentar experiências, estarão especialistas vindos da França, Colômbia e México. O Fórum de Cidades Criativas será no dia 6, das 8h às 19h. Já a Feira estará aberta ao público das 16h às 21h. Ambos com entrada gratuita.

Autor(a): BZN
Fonte: Agência Sebrae de Notícias



últimas notícias