02 OUT 2023
O Sinduscon/RN participa da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Indústria da Construção (Canpat 2023). O objetivo é contribuir para a diminuição, por meio de informação, do número de acidentes na indústria da construção e criar um ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e seguro. Para alcançar esse propósito, serão realizadas e incentivadas palestras e discussões com estudantes e profissionais da construção civil durante toda a primeira semana de outubro.
Segundo dados do Ministério do Trabalho, entre 2002 a 2021, o Brasil registrou mais de 600 mil acidentes laborais, resultando em 2.591 óbitos e 9.419 casos de incapacidade física permanente.
“Segurança é um tema muito importante quando estamos falando em construção civil. Desse modo, reforçamos que os empresários se engajem em ações de promoção da segurança e saúde no trabalho junto aos trabalhadores. Por isso, nesta semana as empresas são estimuladas a mobilizarem o setor de Segurança e Saúde do Trabalhador para intensificar os cuidados no ambiente de trabalho”, explica Sérgio Azevedo, presidente do Sinduscon/RN.
Durante a semana, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), disponibiliza palestras on-line com temas diversos, como: Interface do PCMSO com o PGR, Sistema de Ancoragem, e Cintos de segurança para trabalho em altura na construção. Os interessados podem fazer a inscrição gratuita através do link.
Nesta sexta-feira (6), os alunos da Escola Sesi, em São Gonçalo do Amarante, receberão a equipe do Sinduscon para um momento de discussão sobre a importância da segurança no trabalho e como evitar acidentes, encerrando assim a semana da Canpat.
Sobre a Canpat
A Canpat é uma iniciativa promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Sesi-DN, Seconci’s e Fiscalização do Trabalho. A Semana Canpat Construção tem por objetivo mobilizar as representações empresariais e de trabalhadores, juntamente com a Fiscalização do Trabalho, realizando palestras técnicas, estimulando o diálogo no setor da construção e promovendo o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas | Indústria da Construção.
Autor(a): BZN