Saúde

Sinmed sugere providências emergenciais de combate ao covid-19

27 MAR 2020

Foto: Divulgação

Presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte, o médico Geraldo Ferreira se reuniu hoje (27) em videoconferência com o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, e o ex-presidente da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) Kléber Morais.

Na pauta, medidas emergenciais de combate ao covid-19, como reforço à rede hospitalar e de UTIs no RN, além da convocação de médicos de forma extraordinária para compor os quadros.

Para Geraldo Ferreira, o cenário urge de ampliação de leitos na rede pública, o que pode ser realizado com a conclusão das obras em hospitais como o Deoclécio Marques, em Parnamirim; o Regional de João Câmara, o de Santo Antônio do Salto da Onça, o da Polícia Militar e outros regionais.

Assim, possibilitará que as vagas de UTI ou unidades intermediárias sejam reabertas, equipadas, ampliadas, ou mesmo construídas na rede pública e que também sirvam depois para aliviar a carência de vagas.

Defendem que a força de trabalho médico seja convocada de forma rápida e simplificada por contratos temporários. 

Segundo ele, o secretário Cipriano Maia se comprometeu a disponibilizar para o sindicato a quantidade de leitos e a força de trabalho médico que pretende contratar para auxiliar na convocação de profissionais.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias