Política

Sírio-Libanês dará apoio a hospitais públicos no Brasil para reabilitação de pacientes críticos pós-covid-19 no SUS

12 NOV 2020

Novo projeto Proadi-SUS,do Ministério da Saúde, o Reabilitação COVID-19 será executado pelo Hospital Sírio-Libanês com poio na implementação de leitos de reabilitação de pacientes infectados pela covid-19 em cinco hospitais do SUS.

Também dará suporte na retomada segura das atividades, utilizando diversas metodologias ágeis para reduzir tempo de permanência de pacientes críticos e melhorar a utilização de recursos hospitalares.

Os principais entregáveis do projeto são: 

- Implementação de Leitos de Cuidados Prolongados/Reabilitação nos Hospitais;

- Melhorar o fator de utilização dos leitos crônicos, redução do tempo médio de permanência dos pacientes críticos crônicos pós covid-19, capacitação das equipes e Plano de Alta Segura, utilizando principalmente as metodologias Lean e Ágil.

Secretário de Atenção Especializada (Saes) do MS, Luiz Otávio Franco Duarte considera:

- Esse binômio muito bem aproveitado pelo sistema público e privado dá o alicerce para que o SUS alcance a excelência e promova qualidade de vida para seus usuários.

Informa a médica Christina May, coordenadora do Serviço de Reabilitação do Sírio-Libanês:

- Vamos olhar para o paciente em reabilitação pós terapia intensiva em tratamento da covid-19 e que necessitam de leito de cuidado crônico, com foco na integralidade do cuidado. Nosso objetivo é devolver a funcionalidade do paciente, ou seja, que possam se recuperar plenamente e retomar suas atividades em sociedade.

Para o Dr. Welfane Cordeiro, coordenador médico do projeto Lean nas Emergências, do PROADI-SUS, a iniciativa chega em um momento crucial para a saúde pública. "Estamos vivendo um momento onde os pacientes crônicos estão retornando ao sistema de saúde, com possibilidade de sobrecarregar os hospitais, que por sua vez também estão sobrecarregados com o atendimento a pacientes" explica.

Locais

O projeto "Reab pós COVID-19" passará inicialmente por cinco hospitais públicos e filantrópicos em cinco regiões do Brasil: 
Hospital Geral de Fortaleza (CE), Hospital de Base (DF), Hospital Municipal de Contagem (MG), Hospital Geral de Palmas (TO) e Hospital Geral do Trabalhador (PR).

A iniciativa também fará a doação de diversos equipamentos de reabilitação, para possibilitar a excelência do cuidado ao paciente no âmbito do projeto. 

A fase piloto começa em novembro e terá a duração de 31 dias úteis. 

Sobre o Proadi-SUS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) foi criado em 2009 para apoiar e aprimorar o SUS (Sistema Único de Saúde) por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. 

Hoje, o programa reúne cinco hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: 
- Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. 

O Programa é mantido com recursos dos hospitais participantes como contrapartida da imunidade fiscal. 

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias