Mundo

Sobre as joias preferidas da rainha Elizabeth com pedras extraídas do RN

11 NOV 2021

Ganha o mundo do WhatsApp o vídeo (abaixo) do divulgado nas redes sociais do site Segredos do Mundo que conta sobre as joias da rainha Elizabeth, da Inglaterra, repletas de água marinha, pedras que foram extraídas do Rio Grande do Norte.

O vídeo deve ter tido como base a reportagem feita por Emmily Virgílio para o Globo Repórter, em agosto, sobre pedras preciosas mostrou (assista aqui).

Emmily foi até o município de Tenente Ananias, exatamente na mina de onde foi extraída a “água marinha, uma pedra não tão valiosa no mercado como a turmalina paraíba, mas que chama a atenção pela beleza”. 

A repórter explica:

- A Rainha Elizabeth II já foi presenteada com joias de água marinha que saíram de uma mina em Tenente Ananias.

O conjunto brasileiro - formado por tiara, brincos, colar e broche – foi um presente dado, em 1953, pelo então embaixador em Londres Assis Chateaubriand. As joias feitas de águas marinhas foram usadas com frequência pela rainha da Inglaterra.

O minerador Gleydson Sarmento trabalha na mina de onde saiu a pedra e conta que foi o avô dele o responsável pela extração. Para ele, a água marinha de Tenente Ananias é a melhor pedra do Brasil.

“Na cristalização, na dureza dela... É a pedra igualmente ao diamante. Mais dura que ela só o diamante, não tem outra”, afirma Gleydson.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias