23 NOV 2023
A inserção da inovação e da tecnologia nos diversos modelos de negócios tem se mostrado grande aliado na otimização de processos e gestão empresarial. Quando se trata de produção de petróleo, seja onshore ou offshore, não é diferente, e uma solução voltada para análises feitas a partir de modelos tridimensionais e automatizados, surge como alternativa para prever problemas futuros e reduzir perdas com possíveis paralisações no processo produtivo.
Isso é o que promete a ferramenta apresentada por Lucas Jonis, da Neo Vision, empresa de Vitória, no Espírito Santo, vencedora do Startup Day realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, nessa quarta-feira (22), dentro da programação da Arena Inovação, no Mossoró Oil & Gas Expo. Segundo o desenvolvedor, a riqueza de detalhes produzida a partir das imagens geradas tridimensionalmente é o grande diferencial da solução, já comercializada com operadoras como a Petrobras, por exemplo.
“O que a gente está propondo é uma nova forma de fazer gestão de manutenção: mais inteligente, mais prática, mais tecnológica, a partir dessa inovação. Ao conseguir implementar análises por inteligência artificial por modelos tridimensionais hiper-realistas, a gente traz os aspectos dimensionais, posicionais, as texturas, o aspecto visual e a máquina consegue interpretar possíveis danos, possíveis patologias em dutos, em maquinário e isso evita problemas futuros e reduz impactos por perdas na produção”, explica.
Solução caseira
A solução apresentada pela Neo Vision concorreu com outras nove empresas, selecionadas a partir de edital lançado pelo Sebrae RN. Entre elas, a RN Tecnologia, empresa com sede em Natal, que conquistou a segunda colocação na competição de startups com o Sistema Camális. Segundo explica um dos sócios da empresa, Heitor Gomes, a solução é uma ferramenta de infraestrutura e inteligência artificial utilizada para criar todo o pipeline de inteligência artificial dentro das companhias.
“A solução foi criada em parceria com a Petrobras, em um edital fomentado pela Petrobras e pelo Sebrae. Desde a detecção dos problemas, rotulagens desses eventos que são utilizados, são gerados modelos e soluções de inteligência artificial. Ela ja está sendo utilizada pela Petrobras no pré-sal e estamos aqui no Mossoró Oil & Gas lançando e apresentando para outras operadoras. O objetivo é trazê-la para o mercado de onshore”, detalha.
De acordo com o diretor de Operações do Sebrae RN, Marcelo Toscano, que participou do evento nesta quarta-feira (22), o estímulo à inovação é uma das estratégias do Sebrae para tornar mais competitivo e, ao mesmo tempo, inserir o pequeno negócio dentro da cadeia do petróleo e gás. Para o diretor, o Startup Day é mais iniciativa que reforça as ações da entidade neste sentido.
“Inserir o pequeno negócio na cadeia do petróleo e gás tem sido um desafio para o Sebrae e eventos como o Mossoró Oil & Gas atua fortemente para alcançar esse objetivo. O Startup Day é mais uma amostra do nosso compromisso em estimular a inovação entre os pequenos negócios de modo a contribuir para a inserção deles, também no setor de petróleo e gás”, pontua Marcelo Toscano.
O Mossoró OIl & Gas Expo teve início nesta terça-feira (21) e segue até amanhã (23). É uma realização do Sebrae no RN e Redepetro RN, com correalização da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), que sedia o evento no Expocenter. Esta é a oitava edição da feira, maior do segmento no Brasil, reúne os grandes players da indústria do petróleo e gás onshore do país.
Ao longo dos três dias de evento, além da área de exposição composta por mais de 130 estandes, a feira conta com vasta programação de conferências nas três arenas instaladas no Expocenter (Petróleo e Gàs, Inovação e ESG). Ao todo, são mais de 50 palestrantes e expectativa de 3 mil participantes entre visitantes e expositores.
Autor(a): BZN
Fonte: Agência Sebrae de Notícias