Cultura

Sucesso do lançamento do livro “Sesc Potilândia: 50 Anos”

30 JUN 2023

Foto: Sesc-RN

Na noite de sexta-feira (30), o Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do RN (Sesc RN), realizou o lançamento do livro “Sesc Potilândia: 50 Anos”, com presença de cerca de 300 pessoas, a maior parte moradores e ex-moradores do bairro de Potilândia, que fizeram questão de deixar suas contribuições com memórias e histórias da localidade.


Na cerimônia, José Damasceno, membro do grupo “Amigos de Potilândia”, contou um pouco dos motivos que levaram o Sesc e o Sistema Fecomércio a produzir a obra. “Foi durante uma festa que realizamos em comemoração aos 50 anos do bairro, em 2016, que, conversando com meu amigo e presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, levantamos a ideia de como seria interessante registrar as memórias de toda aquela gente que estava ali celebrando conosco meio século de histórias vividas no bairro e no Sesc Potilândia, que desde sempre foi o coração do conjunto, servindo de palco para tantos encontros”.


Para o presidente do Sistema Fecomércio, a obra representa uma celebração não apenas à unidade, mas a todos os comerciários e seus familiares da região. “O Sesc fez, literalmente, surgir o bairro de Potilândia. E da mesma forma que a unidade impactou nas vidas de quase duas centenas de comerciários, esta obra só pôde ser escrita devido a parceria com aqueles que aqui moraram ou moram e ajudaram a construir essas memórias”.


Como forma de homenagear algumas das tantas pessoas que marcaram as cinco décadas do Sesc Potilândia, foram entregues placas de reconhecimento para 22 pessoas. Entre elas, a primeira moradora do bairro, Letice Pessoa Dantas. “Quando eu cheguei no bairro fiquei por 8 dias sendo a única moradora, até chegar os outros vizinhos, e até hoje ainda moro lá. Por muito tempo frequentei o Sesc Potilândia nas aulas de hidroginástica, nas festas da comunidade, sempre gostei muito do lugar. É uma maravilha que tenham feito este livro e me sinto muito honrada em receber esta homenagem em uma noite que reuniu tantos amigos que inclusive há tempos não via, então agradeço ao Sesc e ao Sistema Fecomércio por proporcionarem este momento para gente”, contou emocionada.


Na época da inauguração da unidade, em 30 de outubro de 1968, a atuação do Sesc no bairro era com trabalho social, incluindo, entre outras atividades, cursos de culinária, corte e costura, economia doméstica, além de campanhas na área da saúde. Outro ponto forte da unidade na época eram as atividades de recreação e lazer, com destaque para as aulas de judô, capoeira e dança.


Hoje, o Sesc Potilândia atende a quase 1,5 mil pessoas de todas as idades nas modalidades esportivas (hidroginástica, futsal, karatê, capoeira) oferecidas na estrutura. Além disso, tornou-se referência na área da educação, com uma escola que atende cerca de 600 alunos na educação infantil e fundamental. A unidade está atualmente em um processo de reforma, com o objetivo de atender ainda mais pessoas com serviços que trazem qualidade de vida e bem-estar para o comerciário, seus familiares, e toda a comunidade.


Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias