28 SET 2023
Exemplo de superação e amor à vida, Lucas Cunha Lima Vale venceu as adversidades e deu mais um passo glorioso: formou-se em Engenharia Elétrica na UFRN, em cerimônia repleta de emoção e orgulho.
Orgulho principalmente da mãe Leila Cunha Lima, que sintetizou os momentos, desde o nascimento do primogênito, até hoje:
- Quando Dr. Ney Fonseca me deu o diagnóstico da síndrome NPS IV (Lucas tinha 6 meses) eu fiquei sem acreditar porque isso estava acontecendo comigo.
- A mãe não quer que o filho tenha um problema nem na unha. Ele me disse: Lucas vai ser feliz, trazer grandes surpresas e grandes alegrias. Decidi acreditar e lutar para que o melhor acontecesse na vida dele. E, realmente, mesmo com todas as adversidades, 8 cirurgias, infusão na veia toda semana, ele é o mais feliz da nossa casa, e nos traz grandes ensinamentos e grandes alegrias.
- Ver você se formando em Engenharia Elétrica na UFRN (universidade que me formei e seu avô foi reitor) foi uma emoção indescritível. O futuro é teu Lucas!
- Que outras pessoas sigam teu exemplo de vida! Amamos você!
Declaração do orientador do TCC, professor Max Chianca:
- Desde meu ingresso na UFRN, através de encontros nos corredores imaginava o quanto deveria ser desafiador, ele acompanhar um curso difícil, aliado as dificuldades extras impostas a ele. Sempre ficava imaginando como eu me comportaria se eu tivesse tido as mesmas dificuldades durante a minha vida acadêmica.
Com o passar do tempo, sempre fui surpreendido com a alegria sempre presente em seu semblante e o modo que relacionava com os outros alunos, professores e servidores. O que para alguns pode parecer um desafio, para ele parecia ser algo natural em sem barreiras. E normal o ser humano desanimar diante das adversidades da vida, porém Lucas sempre passou a impressão de nunca deixar elas serem um impedimento.
No fim do curso fui procurado para ser seu orientador do Trabalho de Conclusão de Curso, o que me deixou surpreso e feliz pela sua escolha. Durante a orientação, notei sua responsabilidade no cumprimento dos prazos e na revisão dos seus textos. No seu trabalho, ele se empenhou na sua qualidade de suas abordagens, restando a mim apenas pequenos ajustes no texto e na profundidade que ele abordava alguns temas.
No dia da defesa do seu trabalho, tive uma nova surpresa, com a participação massiva dos colegas de faculdade, da empresa que ele realizou seu estágio probatório, além da sua família. No fim, após sua aprovação do trabalho, as manifestações de parabéns mostravam o carinho e respeito que todos tinham por ele.
Este foi um breve relato de minha convivência com Lucas. O normal é nós professores passarmos conhecimento e experiência de vida aos nossos alunos.
No caso de Lucas, este balanço parece ter sido mais equilibrado, pois acredito tenha aprendido muito mais que ensinado, o que me serviu de lição. Aproveito a oportunidade para registrar meu testemunho e desejar muito sucesso na vida desse novo engenheiro. Espero encontrá-lo novamente, como aluno de uma pós-graduação ou apenas como companheiro de profissão para lembrarmos dos desafios que todos passamos.
Parabéns, Lucas, continue sendo a pessoa que conheci e não desanime com os obstáculos que a vida nos impõe. " (Max Chianca - orientador de Lucas no TCC de Engenharia Elétrica da UFRN).
Autor(a): BZN