14 SET 2023
Os jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin criaram a campanha “De olho nos olhinhos”, para conscientizar sobre o retinoblastoma, câncer comum em crianças com menos de cinco anos.
A maioria dos casos, 90%, ocorre em crianças com menos de cinco anos de idade. É um tumor maligno que se desenvolve na retina. Estatísticas apontam que anualmente cerca de 400 crianças são diagnosticadas com esse tumor no Brasil.
Para que os pais e familiares atentem para esse problema e identifiquem a doença em fase inicial, o casal lançou a campanha e, sábado (16) e domingo (17), realiza ações em nove shoppings de cidades brasileiras. Nessa primeira fase não tem ainda shopping em Natal. Criaram um site com dicas e informações - confira aqui.
Os jornalistas descobriram a doença na filha aos 11 meses de idade. Cerca de 50% das crianças são diagnosticadas tardiamente com o problema, já em estágio avançado, o que reduz as chances de tratamento e cura do tumor.
Caso a doença seja diagnosticada precocemente, pode ter cura de até 100% dos casos. Isso porque o retinoblastoma pode levar à cegueira e até à morte.
O câncer na filha de Tiago e Daiana estava em estágio avançado e os pegou totalmente de surpresa. Eles nunca tinham ouvido falar da doença. Num primeiro momento, ainda muito abalados, decidiram l enfrentar a dor em silêncio e levar o tratamento com privacidade. Mas, conforme os meses foram passando, foram “tomados por uma vontade de ajudar outras famílias, de evitar que elas passassem por tudo que a gente estava passando”, declaram.
Autor(a): BZN