Cultura

Todo potiguar membro da Hollywood Critics Association, o jornalista Rodrigo Salem fala sobre o Oscar

27 MAR 2022

Quem descreve é o tio Minervino Wanderley, em seu site Pense numa Notícia, com informações do SBT News:


- Nada de já ganhou. A maior premiação do cinema mundial nos mostrou, diversas vezes, que assim como um belo filme, ela também é cheia de surpresas. Nos últimos meses, fomos recebendo dicas de como pode ser o grand finale, mas o real vencedor só aparece no apito final, no caso aqui, com a leitura do último envelope. Nas últimas semanas, o cenário de favoritos se transformou e deixou No ritmo do coração à frente junto a Ataque dos Cães.


“Ficou um pouco mais complicado nesta última semana, porque No Ritmo do Coração ganhou os prêmios dos produtores, então isso coloca o filme possivelmente como o favorito. Mas eu ainda acredito que Ataque dos Cães, da Netflix, possa levar por ser um filme maior, por ser mais cinema, com mais qualidade cinematográfica do que No Ritmo do Coração, diz o jornalista Rodrigo Salem, que é membro da Critics Choice Association e da Hollywood Critics Association.


Jana Nascimento Nagase também é membro da Hollywood Critics Association e compartilha a opinião de que o filme da Netflix vai ficar com o maior prêmio do Oscar. “Eu acho que quem vai ganhar o Oscar de Melhor Filme será Ataque dos Cães, mas o meu filme preferido é No Ritmo do Coração, uma produção que conversou bastante comigo, fiquei muito emocionada, uma história linda dessa família, com bastante diversidade, tem esses atores surdos que estão ali interpretando super bem. Gostaria muito que fosse o azarão”, conta a jornalista.


Se qualquer um dos dois ganhar, o ano será histórico, já que No Ritmo do Coração e Ataque dos Cães são filmes que foram produzidos por plataformas de streaming e, até hoje, os membros da Academia não deram o grande prêmio para filmes de plataformas.


Para os dois críticos de cinema, a cineasta Jane Campion já é a vencedora na categoria de Melhor Direção.


Categorias de atuação


Nas categorias de atriz e ator coadjuvantes, tanto Salem quanto Jana acreditam que não tem para mais ninguém: Ariana DeBose leva a estatueta pela atuação em Amor, Sublime Amor e Troy Kotsur pela interpretação em No Ritmo do Coração. Se for confirmada a vitória dele, Kotsur será o primeiro ator surdo da história a receber a estatueta em uma categoria de interpretação.


Já a categoria de Melhor Ator não está muito definida


“Eu ainda estou entre Will Smith (King Richard) e Benedict Cumberbatch (Ataque dos Cães), mas acho que o Cumberbatch ganha”, diz Jana.


Já Salem abre mais ainda as possibilidades: “É uma bela disputa, diria que está bem complicado. Acredito que o Will Smith é o favorito, nesse momento, mas não jogue o Benedict Cumberbatch para fora do baralho. Eu ainda acho que existe uma possibilidade de zebra para o Andrew Garfield por Tick, Tick? Boom. Ele se dedicou muito à campanha dele aqui em Hollywood, participou de muitos eventos, várias palestras, painéis e isso importa muito aqui. 

A atuação dele é ótima, apesar de o filme não ter sido muito reconhecido pelo Oscar”.


A categoria de Melhor Atriz também pode trazer surpresas


“A favorita é a Jessica Chastain pela atuação em Os Olhos de Tammy Faye Grey que não está indicado em quase mais nada, só em Melhor Maquiagem e Cabelo. Um filme que não foi bem recebido pela crítica, mas ela cresceu muito nos últimos meses. Chastain está soterrada por maquiagem e isso geralmente ganha Oscar, quando uma atriz que é conhecida por ser linda e sexy bota uma maquiagem para tentar sumir no papel e perde um pouco da validade. Apesar de ter nesta categoria a Kristen Stewart, super elogiada por Spencer, mas eu acho que vai dar a Jessica Chastain”, aposta Salem.


“Melhor atriz acho que vai ser a Kristen Stewart, ela vem trilhando uma grande carreira, desde o Crepúsculo, que não foi sua melhor atuação. Agora como princesa Diana, em Spencer, acho que foi uma surpresa para muita gente”, fala Jana.


Novos membros


A cada ano tem ficado mais difícil fazer a equação de termômetro para o Oscar, já que a Academia tem incluído milhares de novos membros com o foco de deixá-la mais diversa e internacional. Muitos desses novos membros que agora votam no Oscar não fazem parte de outras associações americanas, então fica mais difícil somente acompanhar os resultados das premiações desses sindicatos, como o dos Produtores (PGA), Diretores (DGA), Atores (SAG) e Roteiristas (WGA).


“Existe esse termômetro, porque há uma intersecção. Muitas pessoas que votam nas premiações dos sindicatos, votam no Oscar, não todas porque os sindicatos são muito maiores. Por isso que a gente pode dizer que Ataque dos Cães é favorito, Jane Campion ganhou no Sindicato dos Diretores. Mas o resultado dessas outras premiações não tem mais tanto peso justamente por causa da quantidade de pessoas de outros países que entraram para a Academia. Isso significa que você não tem mais tanto controle em quem vai ganhar e quem pode perder”, finaliza Salem.



 

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias