06 FEV 2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ação executiva que proíbe mulheres e meninas trans de participar de competições em esportes femininos, atendendo a uma questão central de sua campanha presidencial para 2024.
Durante um evento realizado nessa quarta-feira (5), Trump declarou que, de agora em diante, os esportes femininos serão apenas para mulheres, enfatizando o compromisso de sua administração em “defender a orgulhosa tradição das atletas femininas”.
Além disso, o presidente alertou que as escolas que não aderirem à nova ordem poderão ser investigadas por violações do Título IX e correm o risco de perder financiamento federal.
A ação, intitulada “Manter os homens fora dos esportes femininos”, fundamenta-se na conformidade com o Título IX, que proíbe a discriminação com base no sexo em programas ou atividades educacionais que recebem apoio financeiro do governo federal, além de regular o envolvimento federal com o setor privado.
A medida é considerada pelos republicanos como uma maneira de restabelecer a equidade nos esportes, enquanto opositores a veem como uma violação dos direitos de uma parcela de atletas.
Autor(a): BZN