Tecnologia

Uau! As incríveis casas de concreto suspenso em Tibau do Sul

25 ABR 2025

Duas casas em Tibau do Sul, litoral sul do Rio Grande do Norte, impressionam pela ousadia arquitetônica com que foram concebidas, assinadas pelo premiado arquiteto brasileiro Yuri Vital, que se destaca pela forma como utiliza o concreto como elemento artístico e estrutural, desafiando convenções e propondo novas formas de habitar.


Uma é a Casa das Asas, que chama a atenção de quem desce em direção à beira-mar ou sobe pela ladeira onde fica a entrada do Hotel Marina’s, diante da imensidão de concreto suspenso, cuja estrutura se assemelha a blocos dobrados. A proposta foi pensada para maximizar as vistas sobre a paisagem natural ao redor, integrando-se à topografia de forma escultural.


A construção, entretanto, está paralisada há alguns anos. Projetada em 2016, tinha previsão de conclusão em 2021. Mesmo inacabada, a casa tornou-se um marco visual de Tibau do Sul, diante da potência expressiva da arquitetura.


A outra é a Casa das Duas Vigas, sustentada como o nome indica, por apenas duas vigas, e quatro pilares, com concepção inovadora que cria uma nova forma de viver, mais fluida, aberta e funcional.


Com pavimentos em meio nível, cada ambiente oferece três elementos essenciaisvista, ventilação e iluminação natural. O próprio desnível do terreno favorece sombras e aberturas. “O pensamento foi de criar uma casa com um novo conceito. Acredito que a quebra de paradigmas foi essencial para projetar algo inovador”, diz o arquiteto em sua página na internet. Para ele, o concreto não é apenas material de sustentação, mas ferramenta poética para expressar formas e sentidos.


Projeções da Casa das Asas pronta:




Casa das Duas Vigas




Yuri Vital no tempo da obra



Autor(a): BZN



últimas notícias