Educação

UFRN e Prefeitura de Natal assinam convênio para combate ao analfabetismo

21 DEZ 2023

Foto: Joana Lima

Com o intuito de reduzir os índices de analfabetismo em Natal, na tarde dessa quarta-feira (20), o prefeito de Natal, Álvaro Dias, ao lado do reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, e da secretária municipal de Educação, Cristina Diniz, assinou o acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento das atividades do projeto Rede de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos (Reajaí), no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, sede da prefeitura. 

“Natal tem cerca de 10% da população analfabeta. Por isso vamos dar nossa contribuição para sair desse atraso que vem desde a nossa colonização e uma das formas de contribuir com isso é instalando um programa amplo de alfabetização para que as pessoas saiam da escuridão do analfabetismo, para que elas possam ter acesso a leitura, a informação, possam se instruir, e ter conhecimento da sua história. Esta é a finalidade de apoiar um programa fundamental como este na cidade do Natal, em parceria com a UFRN. Vamos contribuir para iluminar essa escuridão investindo na educação e tirando uma grande parcela da nossa população da escuridão do analfabetismo”, ressaltou Álvaro Dias.

O Projeto Reajaí está atualmente em desenvolvimento com nove turmas em diferentes pontos da capital potiguar, e os educadores são estudantes da UFRN, remunerados com bolsas pagas pela própria instituição de ensino. Na ocasião, o reitor da UFRN falou sobre o interesse da Universidade em contribuir com ações de combate ao analfabetismo.

“Estamos muito felizes com essa parceria com a prefeitura porque este é um projeto voltado para as práticas de leitura, de escrita as pessoas em situação de vulnerabilidade, É fundamental essa parceria entre a Universidade e a Prefeitura do Natal porque é um ação voltada para a inclusão, para a cidadania, voltada para as pessoas que mais precisam usando o apoio do setor público. Nós sabemos que a alfabetização é fundamental para que as pessoas possam enfim ter seus direitos de cidadania reconhecidos”, disse o reitor José Daniel Diniz Melo.

O Acordo de Cooperação também tem o objetivo de estabelecer as bases de uma cooperação técnica que permita a atuação colaborativa entre a Prefeitura de Natal e a UFRN, de modo que seja possível a formação e manutenção de turmas de alfabetização e educação de pessoas jovens, adultas e idosas em espaços escolares e não escolares.

“É um prazer muito grande firmar qualquer parceria coma UFRN, já tivemos um programa de sucesso como o 'Aprendendo Mais', que acabou sendo interrompido devido à covid-19, mas na primeira fase conseguimos formar seis turmas com 72 alunos alfabetizados. Vamos agora iniciar novos passos, visando melhorar e atualizar os processos pedagógicos aplicados, Vamos atuar de maneira firme para transformar a vida dos natalenses por meio de uma educação inclusiva, humana e acolhedora”, destacou Cristina Diniz, titular da Secretaria Municipal de Educação.

Autor(a): BZN



últimas notícias