Esportes

UFRN entre as melhores universidades do mundo no ShanghaiRanking

15 AGO 2022

Saiu nesta segunda-feira (15) o Shanghai Ranking Consultancy, nome pelo qual é conhecida a Academic Ranking of World Universities, que elege as instituições de ensino superior. Foram comparadas mais de 1,2 mil instituições.

Harvard, pelo 20 ano consecutivo, ocupa o primeiro lugar. Oito universidades americanas e duas britânicas ocupam o topo da edição de 2022 do ranking, que leva em conta seis critérios, incluindo o número de prêmios Nobel e Fields (considerado o Nobel da matemática) entre alunos e professores de pós-graduação, o número de pesquisadores mais citados em suas disciplinas ou o número de publicações nas revistas Science e Nature. 

Do Brasil, 21 universidades entraram na lista, e a USP é considerada a melhor da América Latina, ficando entre as 150 melhores do mundo. 

A UFRN ficou na faixa entre 901 e 1 mil, ao lado da UFBA, UFG e UFMS. 

Antes, vem a Unicamp, na fração de 301 a 400 melhores; seguida por UFMG, UFRJ, UFRGS e Unesp (401 a 500); UFPR, Universidade Federal de São Carlos, Unifesp e Federal de Viçosa (601 a 700); UFSC, UFF e UNB (701 a 800; UFC, UFPE, Federal de Santa Maria e Federal de Pelotas (801 a 900).

No continente latino-americano, depois do Brasil, o México e o Chile figuram no ranking com quatro universidades cada. Argentina e Colômbia com duas, cada. As mais bem classificadas depois da USP são a de Buenos Aires e a Universidade Nacional Autônoma de México (Unam), na listagem de 201 a 300 melhores.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias