02 ABR 2020
Mais uma iniciativa da UFRN no enfrentamento ao coronavírus. Agora lançou o Monitorização Epidemiológica Massiva (MEM), sistema de acompanhamento online de sintomas corporais e que pode auxiliar no combate à covid-19. E, assim, também evitar a superlotação nos hospitais.
Qualquer pessoa pode se cadastrar (aqui). Após o cadastro, o usuário responderá a perguntas sobre temperatura corporal, frequência respiratória e pulsação. A avaliação pode ser feita seguindo as orientações simples que acompanham o questionário e com o auxílio de um relógio e termômetro.
Na sequência, responde sim ou não para outras dez perguntas sobre a ocorrência de tosse seca, dores no corpo, diarreia, nariz congestionado, dificuldade de sentir odores e sabores, fadiga, náusea e dor de garganta, de acordo com informação da Agecom, a Agência de Comunicação da UFRN.
Avaliação
De acordo com o questionário, o sistema analisará os sintomas, a evolução do quadro e as similaridades com outros problemas, como gripes e resfriados, e auxiliar na decisão do usuário em buscar unidades de saúde ou não.
A monitorização pode ser feita pelo smartphone ou computador, e o usuário deve atualizar as informações caso novos sintomas surgirem.
Interdisciplinar
A ferramenta é resultado de uma ação de extensão coordenada pelo professor Efrain Pantaleón, da Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN. Conta com uma equipe de 21 pesquisadores, entre graduandos, cientistas, engenheiros, economistas e matemáticos.
Também teve a colaboração da farmacêutica e pesquisadora em saúde coletiva Isabelle Ribeiro Barbosa Mirabal, da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), da médica cubana Dianelys Pantaleón O’farrill e do IFRN.
Autor(a): Eliana Lima