02 AGO 2023
Agência da ONU, a Unesco voltou a recomendar que Veneza seja incluída na lista de patrimônios ameaçados, diante do que considera danos "irreversíveis" devido aos efeitos da crise climática e do turismo em massa.
Em comunicado emitido na segunda-feira (31), atentou que a cidade italiana, além de danos "irreversíveis", enfrenta uma série de problemas que vão desde os efeitos dos problemas climático ao turismo de massas. É a segunda vez no espaço de poucos anos que Veneza, inscrita na lista do patrimônio mundial em 1987, é ameaçada de ser listada.
Diz o comunicado:
- Os efeitos da deterioração contínua devido à intervenção humana, incluindo o desenvolvimento contínuo, os impactos das mudanças climáticas e o turismo de massas ameaçam causar mudanças irreversíveis no valor universal excepcional da propriedade. Além disso, os efeitos combinados das mudanças naturais e induzidas pelo homem estão causando deterioração e danos às estruturas de construção e áreas urbanas.
Observa ainda "falta de progresso significativo" de Itália na abordagem destas questões, dizendo que as melhorias foram ainda mais "prejudicadas pela falta de pensamento estratégico geral".
A decisão sobre a inclusão será tomada após reunião do comitê do patrimônio mundial da Unesco que acontecerá em Riad, capital da Arábia Saudita, no final de setembro.
Autor(a): Eliana Lima