16 OUT 2023
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen informou nas redes sociais que a União Europeia vai lançar uma operação de ponte aérea humanitária com vários voos para o Egito com o objetivo de garantir abastecimentos vitais às organizações humanitárias no terreno em Gaza.
Os dois primeiros voos seguem ainda esta semana, transportando carga humanitária da Unicef, incluindo artigos de abrigo, medicamentos e kits de higiene. A UE também triplicou a sua ajuda humanitária para mais de 75 milhões de euros para apoiar os civis necessitados em Gaza.
Segundo Ursula, as medidas são tomadas diante da “sequência do horrível ataque terrorista perpetrado por terroristas do Hamas contra Israel e das consequências que se seguiram”.
A operação, através da Capacidade Europeia de Resposta Humanitária, segundo ela, facilitará a prestação de assistência às pessoas necessitadas em Gaza. Além disso, estão “disponíveis artigos de emergência adicionais provenientes das reservas de emergência da UE e prontos para serem distribuídos aos nossos parceiros humanitários assim que solicitado”.
Detalha que a UE tem prestado assistência humanitária aos palestinos necessitados desde 2000, apoiando famílias vulneráveis afetadas por emergências e choques, canalizada exclusivamente através de organizações humanitárias registadas, incluindo agências da ONU, organizações não governamentais (ONG) internacionais e organizações internacionais como a família da Cruz Vermelha/Crescente Vermelho.
“As nossas organizações parceiras são obrigadas a seguir os mais elevados padrões, incluindo requisitos rigorosos de apresentação de relatórios, e estão sujeitas a monitorização e inspeção por parte de peritos humanitários da UE. Além disso, a ajuda humanitária da UE é sempre prestada com base nos princípios humanitários: imparcialidade, neutralidade, independência e humanidade”, afirma.
Autor(a): BZN