Cidade

Vacinação de idosos institucionalizados começa hoje

25 JAN 2021

Foto: Reprodução Twitter

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-Natal) inicia, nesta segunda-feira (25), a vacinação de 500 idosos de 60 anos e mais, residentes em 21 instituições de longa permanência (ILPs) da capital. Uma parceria firmada com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai disponibilizar vacinadores para levar o imunobiológico e realizar a aplicação das doses nas residências onde vivem os pacientes. Esse público integra o calendário da primeira fase do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

"O Departamento de Vigilância em Saúde vem checando a situação desses idosos junto a cada instituição para confirmar o quantitativo necessário e as condições para iniciar essa vacinação no Município, já que não é recomendada a indivíduos que estejam com algum sintoma de síndrome gripal ou que tenham tomando alguma dose de Pneumo23 há menos de 15 dias. Os dados são importantes e criteriosos para que a gente faça uma ação segura e eficiente", comenta Juliana Araújo, diretora do Departamento.

As primeiras instituições com rota definida são: Bom Samaritano, Espaço Solidário, Lar do Ancião Evangélico, Jesus Misericordioso, Bem Estar Residencial Geriátrico e Residencial Melhor Idade. Cada turno conta com uma equipe de três vacinadores.

A logística acontecerá com participação de servidores do departamento de Saúde Coletiva da UFRN e apoio dos cuidadores de cada ILPI, tendo uma média de seis instituições visitadas por dia. A SMS Natal vai acompanhar a ação e realizar a distribuição e recolhimento de doses remanescentes durante o cronograma vacinal dessa população.
 

Fonte: Prefeitura de Natal



últimas notícias