Cultura

Valéria Oliveira apresenta o show "Sacrário" em dose dupla

28 OUT 2019

Contemplado no Edital da Prefeitura do Natal de ocupação do Centro Histórico - que busca contribuir com a valorização e fortalecimento econômico através da arte e da cultura em espaços localizados no Centro Histórico - o show “Sacrário”, com Valéria Oliveira & Jubileu Filho, terá duas apresentações nesta semana: no dia 30 de outubro, no IFRN Cidade Alta e no dia 01 de novembro, no Bardallos.

“Sacrário” é um convite à intimidade onde Valéria e Jubileu dialogam por meio de uma linguagem dinâmica de vozes, violões, bandolim e cavaquinho, em um processo de experimentações e concepções de arranjos de uma série de novas canções, visando à gravação de um novo CD.

“Sacrário” - que é também o título de um samba inédito composto por Valéria - traz ainda uma leitura pessoal da influência negra na cultura brasileira e em especial no Estado do Rio Grande do Norte. A obra musical faz referências a recantos que contam um pouco dessa história como é o caso da “Igreja do Rosário” (localizada no Centro Histórico de Natal) e a expressões da cultura afro-brasileira como o coco de zambê, o jongo, o samba, o Ijexá, entre outras. Valéria faz referência também ao Beco da Quarentena, outro espaço da cidade de Natal no samba “O beco”, mais uma composição só dela e traz em “Toca tambor”, parceria com  a poeta Drika Duarte, um mensagem de respeito, igualdade, amizade e esperança.

Entre os sambas de amor estão no repertório os inéditos “Quando tocam os sinos”, dos cariocas Reginaldo Mil e Jotabê, este autor de sambas como “Malandro”, “Recompensa” e “Pedaço de ilusão”, e “Está tudo aí” de Valéria Oliveira em parceria com Luiz Gadelha. Valéria diversifica o repertório majoritariamente de samba com o baião “Rosa de aroeira” só dela, com o xote lusitano “Alento”, uma parceria dela com Ivando Monte recentemente interpretada por Leila Pinheiro em seu ultimo show em Natal e com o bolero “Voragem”, parceria dela com o poeta paraibano André Morais. O repertório é costurado por algumas obras do disco “Mirá”, trabalho anterior de Valéria, e por releituras do cancioneiro popular brasileiro.

A apresentação do IFRN Cidade Alta contará ainda com a gastronomia da Cozinha da Nega e a arte do projeto Transforme-se com a exposição “Empoderando Mulheres Afrodescendentes”.

SERVIÇO

“Sacrário” - Valéria Oliveira e Jubileu Filho ­

Dia 30 de outubro, quarta-feira, às 18h

IFRN Cidade Alta

Acesso gratuito

Dia 01 de novembro, sexta-feira, 20h

Bardallos: Rua Gonçalves Lêdo, 678 – Cidade Alta

Preço único promocional: R$10,00

Patrocínio: Prefeitura do Natal, por meio do edital do Centro Histórico de Natal

Apoio: Atena Marketing e Conteúdo, IFRN e Nuarte

Realização: Green Point

Autor(a): Saulo de Castro



últimas notícias