Política

Vão-se os bons. Partiu Jaime Lerner, o gigante urbanista que transformou Curitiba

27 MAI 2021

O Brasil perde dos seus maiores arquitetos e urbanistas. Senão o maior da atualidade. E da escassa reserva política.

Morreu em Curitiba (PR) Jaime Lerner, aos 83 anos, em decorrência de complicações de doença renal crônica. 

Em março foi diagnosticado com covid-19, mas apresentou sintomas leves da doença. Estava imunizado com as duas doses da vacina.

Suas grandes ideias de urbanização com sustentabilidade fizeram dele reconhecidamente internacional.

Seus projetos urbanos e de edificações, quando prefeito da capital paranaense, por três  vezes, transformaram a bela cidade. Governou o Paraná duas duas vezes. E presidiu a União Internacional dos Arquitetos. Desistiu da política.

O hospital onde estava internado emitiu nota na manhã de hoje:

- É com imenso pesar que o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie informa que às 5h10 desta quinta-feira, 27 de maio, o ex-governador Jaime Lerner veio a óbito em decorrência de complicações de doença renal crônica. Lamentamos a perda e desejamos conforto aos familiares, em nome do Senhor.

O velório será na capela do Cemitério Israelita do Água Verde, em Curitiba, com sepultamento previsto para 15h no Cemitério Israelita do Santa Cândida.

Tempo

Lerner foi prefeito de Curitiba por três vezes entre as décadas de 1970 e 1990, pela então Arena, PDS e PDT. Foi governador por dois mandatos consecutivos, de 1995 a 2002. 

Elegeu-se primeiro pelo PDT, partido que deixou por divergências com Leonel Brizola. Depois, pelo então PFL , atual DEM.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias