10 NOV 2024
A vereadora Brisa Bracchi (PT) participou nesse sábado (9) da marcha da maconha em Natal, com direito a voz ao microfone.
Declarou: “É com muito orgulho que eu estou aqui mais um ano enfrentando o conservadorismo, enfrentando o ódio da extrema direita, que quer que a gente não fale de maconha. É com muito orgulho que a gente leva essa pauta para as ruas, que a gente leva essa pauta para dentro da Câmara Municipal de Natal, porque a gente sabe que é uma planta medicinal que vem salvando vidas”.
Conclama: “Vamos ocupar as ruas, assim como esse movimento vem fazendo, parabenizar toda a marcha da maconha, a organização, a coragem e a ousadia de falar desse tema, que é o tema atual, que é o tema central”.
Em tempo
Atualmente a Anvisa divide os medicinais de canábis em duas categorias:
Medicamentos: para todas as normas de medicamentos, incluindo eficácia, segurança, obrigatoriedade de estudos clínicos, entre outros.
Produtos derivados de cannabis: que não são considerados medicamentos, pois não atendem às mesmas exigências.
O medicamento autorizado hoje no Brasil é o Mevatyl, indicado para pacientes com esclerose múltipla, e cerca de 20 produtos à base de canabidiol, como óleos para consumo terapêutico.
Autor(a): BZN