28 ABR 2020
Vereadores que integram a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Natal (CMN) visitaram hoje (28) a Escola Municipal Celestino Pimentel, na Cidade da Esperança, que está funcionando como abrigo provisório que a prefeitura abriu durante a pandemia da covid-19 para acolher a população em situação de rua.
Na zona Leste, a Escola Municipal Santos Reis também funciona como abrigo provisório, com refeições, imunização e outras atividades de convivência, em parceria com outras secretarias, como a de Saúde e a de Esporte e Lazer.
Maurício Gurgel (PV), que também coordena a Frente Parlamentar em Defesa da População de Rua, chamou a atenção para estender o atendimento a um número maior de pessoas na mesma situação.
Júlia Arruda (PCdoB) considerou que "trata-se de pessoas com mais chances de contrair e de disseminar o vírus, por isso, precisa chegar às que ainda estão nas ruas o banho solidário, a conscientização, a imunização".
Secretária de Assistência Social (Semtas), Andréa Dias explicou que logo no início da pandemia houve a prioridade na assistência às pessoas de rua com os dois abrigos nas escolas, além do Albergue Municipal e Centro POP, que funcionam todo o ano. "A ideia é isolar estas pessoas em locais seguros, dando-lhes todo o atendimento necessário. Por outro lado, continuamos com a central de atendimento para fazer as abordagens nas ruas", pontuou.
Autor(a): Eliana Lima
Ministro Barroso se manifesta sobre matéria na revista The Economist sobre Mora
20 ABR 2025