13 JAN 2025
A princesa Isabel casou-se com o Conde d'Eu na Capela Imperial do Rio de Janeiro, no dia 15 de outubro de 1864, em cerimônia presidida pelo Arcebispo da Bahia, D. Romualdo Antônio de Seixas. A Princesa Isabel de Orleans e Bragança (1911-2003) era neta da Princesa Imperial, Dona Isabel (1846-1921).
O Conde d'Eu era o nome de batismo de Luís Filipe Maria Fernando Gastão, um nobre francês. O casamento foi arranjado pelo imperador, que buscava um marido para a princesa. Foi o contrato de casamento identificado como o "negócio n. 1" do Brasil. Casar com a herdeira do trono brasileiro era vantajoso para a maioria dos príncipes europeus, mas, ao mesmo tempo, impunha condições que deveriam ser avaliadas pelo pretendente.
O casal teve quatro filhos: Luísa Vitória, Pedro, Luís e Antônio. Os descendentes da princesa Isabel usam os sobrenomes Orleans e Bragança.
O eventual imperador-consorte deveria residir em caráter permanente no Brasil, com esporádicas, senão pouquíssimas, visitas à sua terra natal. Dois candidatos foram sondados: o Conde D'Eu dos Orleans e o Duque de Saxe, dos Saxe Coburgo, que não recusaram as propostas de Dom Pedro II. A escolha foi pelo Conde d'Eu. Na época a Princesa Imperial tinha 18 anos de idade, e seu marido 22 anos.
Autor(a): BZN