27 SET 2024
A Vigilância Sanitária de Natal (Visa Natal) reforça as recomendações sobre os cuidados com o descarte correto de materiais com coluna de mercúrio, como alguns tipos de termômetros e tensiômetros, por exemplo. A recomendação segue a resolução RDC 922/2024 publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nessa terça-feira (24), que atualiza, em todo o território nacional, a proibição da fabricação, importação, comercialização e o uso nos serviços de saúde desses aparelhos.
A medida é uma atualização da Resolução da Diretoria Colegiada 145, de 2017, que já fazia as recomendações que entraram em vigor no começo do ano de 2019. Os materiais que utilizam o metal são encontrados em aparelhos para medir temperatura corporal e aferir pressão arterial, que já podem ser substituídos por equipamentos digitais com a mesma precisão nos seus usos e que são alternativas mais seguras para o meio ambiente.
Para José Antônio de Moura, chefe da Visa Natal, é importante reforçar os cuidados para pessoas que ainda possuem objetos que utilizam o elemento químico. “Esses produtos já não são encontrados em farmácias e drogarias, já foi proibida a comercialização, mas algumas pessoas ainda podem tê-los em suas residências, então devem ficar atentos a quebras, pois o mercúrio é tóxico e volátil, além de não poder ser jogado no lixo comum pela questão da contaminação ambiental, então é importante ficar atento ao descarte correto”, comenta.
Saiba como descartar com segurança:
- Em caso de quebra dos materiais que contenham o mercúrio, a recomendação é não deixar que crianças e animais manuseiem o metal líquido.
- As bolinhas devem ser recolhidas com o auxílio de papel cartão, já as gotas do material com uma seringa.
- O mercúrio então deve ser colocado em um recipiente resistente (juntamente com o vidro que compunha o objeto) com uma quantidade de água que cubra todo o metal, e o recipiente colocado em uma embalagem fechada.
- Após isso, recomenda-se a entrega do material junto a empresas especializadas com licenciamento ambiental no município, a exemplo da Natal Reciclagem, localizada na R. Adolfo Gordo, 2279, no bairro Cidade da Esperança.
- As pessoas podem ainda entrar em contato com a Central de Atendimento de Denúncias da Vigilância Sanitária pelos telefones 0800 281 4031, 3232-8608 e 3232-8176, para se informar dos locais para descarte.
Autor(a): BZN