08 MAI 2025
A arte potiguar está em festa. Nesta quinta-feira (8), o Palácio Potengi, sede da Pinacoteca Potiguar, será palco da abertura do VIII Salão Dorian Gray de Arte Potiguar, uma das mais importantes exposições coletivas do Rio Grande do Norte. A edição deste ano presta homenagem especial ao folclorista Luís da Câmara Cascudo e à Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL), numa celebração que entrelaça artes visuais, literatura e memória.
Idealizado e promovido pela Associação dos Amigos da Pinacoteca e pelo projeto Arte Potiguar, o salão reúne mais de 150 artistas visuais, entre nomes consagrados e novos talentos das artes plásticas do RN. São escultores, pintores, ilustradores, desenhistas e artistas multimídia que ocupam o espaço expositivo com obras autorais que refletem a pluralidade estética e poética do Estado.
Com curadoria coletiva e participação de figuras reconhecidas como Iaperi Araújo, Assis Costa, Elke Cunha, Rosângela Fernandes, Nilson Nivaldo, entre outros, o salão oferece um panorama da produção artística contemporânea do RN. A lista de artistas inclui também nomes de diferentes gerações e regiões do estado, como Ayala Guéguar, Cláudia Lange, Azol, Avelino Pinheiro, Tony, Olympia Bulhões, Verônica Maria, Jayr Peny, entre tantos outros.
O Salão Dorian Gray reafirma seu papel de difusor da arte e da identidade potiguar, valorizando o acervo humano e criativo do estado. O nome do salão homenageia o artista plástico e crítico de arte Dorian Gray Caldas, um dos maiores incentivadores da cultura local.
A entrada é gratuita e a exposição ficará aberta ao público nos salões da Pinacoteca Potiguar, no centro histórico de Natal.
O VIII Salão Dorian Gray de Arte Potiguar é uma realização conjunta com a Fundação José Augusto, governo do estado, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cultura, com apoio da Lei Paulo Gustavo.
Autor(a): BZN