Educação

Você sabia?

21 MAR 2023

Foto: @ojuarapaul

Que qualquer tipo de dano ao timbu (ou gambá) é crime ambiental?


Pois é. “Embora, eventualmente, possam invadir casas em busca de comida, são animais silvestres”, assim, protegidos pela lei ambiental, informa a Diretoria de Meio Ambiente (DMA) da UFRN.


Explica que “não são ratos e nem mesmo parentes próximos destes; são mamíferos marsupiais, na verdade mais aparentados aos cangurus”.


Continua:


- Os timbus são noturnos, geralmente solitários e nômades, permanecendo em uma área enquanto houver comida e água facilmente disponíveis. Como em outros marsupiais, em vez de filhotes completamente desenvolvidos ao nascer, os embriões são paridos com cerca de 2cm de comprimento e vão para uma bolsa, onde há uma conexão temporária da boca do embrião com a extremidade do mamilo. 


- Os bebês permanecem na bolsa por até quatro meses e, quando crescem, mas ainda não conseguem viver sozinhos, são carregados nas costas da mãe. .


Orienta


- Caso você encontre um timbu em algum prédio na UFRN, entre em contato com a DMA para que possamos removê-lo e devolvê-lo em segurança ao seu ambiente natural”.


Celular/WhatsApp: (84) 99474-6790

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias