19 MAR 2022
A edição do jornal norte-americano New York Times é de 20 de Abril de 1943.
No recheio, diz que “Jitterbugging (música) e hamburgers ajudam os romances dos soldados no Brasil”.
É que vários“casamentos” com as “senhoritas” são relatados pelo então governador potiguar Rafael Fernandes, que visitava os Estados Unidos, diante da base aérea americana no RN para o combate durante a Segunda Guerra Mundial.
Foi quando o hambúrguer chegou em solo brasileiro. Idem o “modo de tomar café também foi adotado”.
Na matéria:
- Os americanos que estão servindo estão ganhando o coração das jovens mulheres com o estilo de música jitterbug e com hamburgers, foi falado ontem. Enquanto as danças nesse país está com tendência para o “swing-band” interpretações do samba, jovens brasileiras estão ameaçando separar-se na aprendizagem do frenético passos do jitterbugging.
Observações essas que foram do governador do RN ao jornal. Ele relatou que “as barracas de hambúrguer cresceram como cogumelos em volta dos soldados americanos que estão no Brasil”.
Do NYT: O Governador, convidado do departamento de estado, está hospedado no Hotel Waldorf-Astoria. Ele declarou que a relação entre os dois países estão se fortificando rapidamente.
Pois bem
Mais um documento que comprova o que o @burgercuebr defende: a história do hambúrguer no Brasil começa em Natal-Parnamirim durante a Segunda Guerra Mundial quando fomos base aérea americana.
Autor(a): Eliana Lima