17 FEV 2024
Se viva estivesse, Wilma de Faria completaria 79 anos neste sábado (17).
Partiu no dia 15 de junho de 2017, após lutar bravamente contra um câncer.
Em vida, recebeu a designação de Guerreira, diante da sua garra como mulher e política. Não apenas superava as adversidades. Fortalecia-se.
Na carreira política, alcançou vitórias impressionantes, venceu caciques de oligarquias potiguares.
Neste dia de comemoração ao seu nascimento, foi lembrada nas redes sociais pelo deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB), a quem ela confiou administrar uma das suas grandes obras como governadora do Rio Grande do Norte: a Ponte Newton Navarro, em Natal, que liga a Praia do Forte à Redinha sobre o Rio Potengi. Gustavo foi o secretário estadual de Infraestrutura à época.
Memória
Professora universitária, Wilma de Faria foi a mais célebre primeira-dama do estado, como esposa do então governador Lavoisier Maia. Até hoje sua iniciativas refletem no desenvolvimento profissional do RN, como as oficinas de costura, com o programa de doação de máquinas e realização de cursos profissionalizantes, por exemplo.
Em 1986, tornou-se deputada federal para atuar na Assembleia Constituinte. Apresentou 82 propostas de emenda à Constituição, sendo 26 aprovadas. Integrou o “lobby do batom”, luta feminina pelos direitos das mulheres durante o debate da Constituição Cidadã de 1988.
Seus posicionamentos em defesa dos direitos sociais e dos trabalhadores renderam-lhes a distinção de “Deputado Nota 10” pelo então Departamento Intersindical de Assuntos Parlamentares (Diap).
Foi prefeita de Natal por três mandatos. O primeiro com a realização de 600 obras. Comandou o RN por dois mandatos. Quando estava vereadora da capital foi vencida pela doença. Seguiu para a dimensão iluminada, para o eterno descanso de uma guerreira.
Eu tenho imensa admiração. Minha inspiração feminina. A pessoa que me estendeu a mão em momentos delicados. Incentivou-me profissionalmente. Quanta saudade. Que falta Wilma faz.
Entre as deputadas constituintes
Escreveu Gustavo Carva
Autor(a): Eliana Lima
E a PEC 434, que altera critérios para escolha de ministros do STF? Dorme em be
26 NOV 2024