Mundo

A bela atuante primeira-dama ucraniana, o lamento pelos médicos mortos e a luta pela vida das crianças doentes

06 ABR 2022

Foto: Olena e Zelensky em foto no Instagram antes dos ataques russos

Primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, 44 anos, vem usando suas redes sociais para ajudar no combate aos ataques russos que o seu país sofre e para chamar a atenção do mundo sobre a urgência em ajuda às crianças, principalmente as enfermas, como as que passam por tratamento contra o câncer.


Também para mostrar a importância dos médicos e da capacidade de amor à vida, colocando em riscos as suas próprias para salvar a da população ferida pela crueldade que devasta a Ucrânia e o seu pacífico povo.


Enquanto o presidente Zelensky luta para  mobilizar a resistência ucraniana à invasão russa, numa incansável jornada por entre as ruas sitiadas da capital e realizando reuniões internacionais por Zoom, Olena se tornou peça-chave na campanha do governo nas redes sociais para elevar a moral da população e alertar para a necessidade do envolvimento da comunidade internacional.


Há poucos dias ela lançou um canal no Telegram para levar informações ao povo da Ucrânia, com conselhos sobre como fugirem, auxílio ao esforço de guerra e para obterem apoio psicológico.


No dia 29 de março ela postou estás fotos e o lamento (tradução Google):


- Um verdadeiro médico. Anatoly Borisovich Kazantsev. Em Mariupol chefiou o departamento de doenças infecciosas infantis. Quando a guerra estourou, ele não deixou seu local de trabalho e pacientes. Ele morreu no trabalho. Ele foi enterrado por colegas no pátio do hospital. Desde o início da guerra na Ucrânia, 6 médicos foram mortos e mais de 13 hospitais foram destruídos. Os atacantes russos estão fazendo isso deliberadamente, assim como matando civis. Mas enquanto semeiam a morte, médicos como Anatoliy Borysovych continuam defendendo a vida. Aqui estão alguns exemplos.


Andriy Svist e sua esposa Olga, médicos do Instituto de Neurocirurgia. Romodanov, durante duas semanas prestou assistência aos habitantes da Bucha ocupada. Foi Andriy quem salvou a garota Sasha, cuja mão foi baleada pelos ocupantes. Falei sobre ela em posts anteriores. E em Kharkiv, Iryna Kondratova, chefe do centro perinatal regional, está trabalhando sob fogo cruzado. Outro dia, o jogador de futebol David Beckham deu a ela sua conta no Instagram para que o maior número possível de pessoas pudesse ver a façanha dos médicos ucranianos e o sofrimento de nosso povo. E quantos mais médicos tão dedicados, sobre os quais simplesmente (ainda) não sabemos!


Uma reverência para vocês, queridas enfermeiras! Cada vida que você salva é uma vitória para a Ucrânia! Porque o país é antes de tudo as pessoas. Somos fortes justamente porque salvamos uns aos outros. E o seu trabalho aproxima a paz!





Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias