02 AGO 2023
O patriarca Braulino Basílio Maia Filho, conhecido como Garonzinho Maia, foi a lenda que ostentou o posto de um dos maiores criadores de gado de corte do mundo. O Rei do Gado.
No Brasil, fundou mais de 50 fazendas, segundo suas memórias publicadas em livro, tendo mantido um rebanho com, em média, 40 mil cabeças de gado.
Em 2019, a grande perda. Garonzinho, que era irmão caçula do lendário Tião Maia, que fez história na pecuária nacional e internacional, falecido em 2005, morreu aos 93 anos, sem divulgação da causa. Dos quatro filhos que teve com a companheira da vida, com 60 anos, Néuza Pádua Maia, viveram a tristeza de morrer a única filha. Oito anos antes da partida de Garon, Neuza Pádua Maia sucumbiu a um engasgo.
Em 2022, o pecuarista e empresário Garon Maia, 64 anos, pai de Garon Filho, vítima do acidente aéreo com o filho, perdeu a batalha com um câncer que tratava havia mais de 10 anos. Deixou a esposa Cristina Maia, os filhos Garon, Rafael e Antônio, noras e netos. Cristina é irmã de Marco Túlio, casado com Monique Giordanetti Firmo, herdeira de Franca.
Garon Maia Filho, que morreu ao lado do filho no fatídico voo, também era pecuarista e vivia em fazendas da família na região de Vilhena (RO), de onde partiu o avião bimotor que se acidentou cinco minutos após a decolagem, numa área de floresta, e cujos destroços só foram localizados na manhã de domingo (30).
Que Deus abençoe essa família.
Autor(a): Eliana Lima