06 JAN 2025
Na capital do Rio Grande do Norte é feriado todo dia 6 de janeiro. Dias dos Reis Magos.
O historiador Manoel Cavalcanti Neto conta a história que remete Natal à Fortaleza dos Reis Magos:
- Há 427 anos, em 6 de janeiro de 1498, era iniciada a Construção de um Forte, que depois foi ampliado e recebeu a denominação de Fortaleza dos Reis Magos, um dos monumentos do século XVI mais bem conservados do Brasil.
Duas semanas antes, em 25 de dezembro de 1497, chegava ao Rio Grande uma armada por Manuel Mascarenhas Homens para se estabelecer às margens do Potengi e fundar uma vila e servir de base para combater os corsários franceses e tomar posse efetiva da terra. Essa vila recebeu o nome de Cidade do Natal. Por isso é feriado na Cidade do Natal!
"Manoel de Mascarenhas Homem - Capitão-mor de Pernambuco em fins do século XVI e comandante da expedição ao Rio Grande, em cumprimento às Cartas Régias de 09.11.1596 e 15.03.1597, que autorizavam a construção de uma fortaleza na foz do Rio Potengi e de uma cidade “em lugar conveniente”, de sorte a neutralizar “intrusas relações comerciais estrangeiras”.
Para tal contaria com o apoio irrestrito do Governador Geral do Brasil, Francisco de Souza, e do Capitão-mor da Paraíba, Feliciano Coelho. A menção a “estrangeiros” dizia respeito especialmente aos franceses, que aqui já possuíam considerável estrutura: cais de atracamento, depósito, estações de troca, intérpretes, etc.
O apoio oficial dos reis de França (...) engajava ainda os franceses às aventuras em terras do pau-brasil. As cartas-de-marca autorizando os flibusteiros aos atos de pirataria patenteavam a traficância sob o pavilhão da Flor de Liz dos Valois, e constituía sério perigo de uma alegação de posse em terras notoriamente abandonadas ou sem recurso para o povoamento.
Face a tal risco, urgia um domínio oficial, visível, demonstração militar e ordem administrativa do Rei Filipe de Espanha e Portugal, mandando erguer um forte e fazer nascer uma cidade no setentrião do Brasil, na linde do nordeste, o obscuro e misterioso nordeste.
A determinação estabelecida nas cartas-régias seriam cumpridas fielmente: tomadas as providências, as tropas se fizeram ao mar e por terra até que, em dezembro de 1597, Mascarenhas chega ao sítio escolhido, sem demora iniciando a construção inicialmente de um forte (06.01.1598).
A 25 de dezembro, duas semanas antes, era fundado um povoado, que posteriormente recebeu o nome de Cidade do Natal.
Autor(a): Eliana Lima