21 OUT 2024
O jornal O Globo faz um cenário neste segundo turno das eleições para prefeito em capitais que vão às urnas no próximo domingo (27).
Até agora, a menos de uma semana da votação, os levantamentos mostram que o PT do presidente Lula da Silva segue perdendo nos quatro municípios onde tem candidatos próprios — além de São Paulo, onde Guilherme Boulos (PSOL) é considerado praticamente um petista.
Com exceção de Cuiabá (MT), os candidatos apoiados por Lula penam para herdar os votos que foram do presidente nas eleições de 2022.
Existe a chance de virada onde o embate é com o PL de Jair Bolsonaro: Fortaleza e Cuiabá. Na capital cearense, Leitão está dois pontos atrás do bolsonarista André Fernandes (PL) — que vem evitando se associar a Bolsonaro na campanha, dada a rejeição ao ex-presidente.
Leitão também é apoiado pelo governador Elmano de Freitas e pelo ministro da Camilo Santana (Educação), ambos do PT.
Natal
O PT de Lula também fica atrás em Natal, no Rio Grande do Norte, onde Natália Bonavides (PT) tem 39%, enquanto Paulinho Freire (União), candidato do prefeito ÁLvaro Dias, soma 45%.
Enquanto até agora Natália penou para conseguir 67% votos declarados de petistas, 81% de bolsonaristas optaram por Paulinho.
Autor(a): BZN