11 SET 2023
Nesta quinta-feira (14) entrará no ar um novo projeto literário inclusivo, que reúne mais de 70 obras de autores potiguares em vídeos-resenhas apresentados pelo jornalista Vicente Serejo e com tradução em Libras.
A Antologia Virtual do RN funcionará como uma plataforma de busca, cujos títulos irão compor um acervo especialmente comentado pelo escritor, conhecido como um dos principais bibliófilos do estado do Rio Grande do Norte.
Sob o critério de selecionar obras de referência no cenário da literatura potiguar e destacar uma seleção com os títulos mais significativos, o projeto entrega um acervo para todo cidadão que deseja ou precisa pesquisar sobre a produção norte-rio-grandense, em gêneros textuais diversos. A disponibilização em meio web oferece acesso gratuito e busca facilitada, uma excelente oportunidade para se conhecer o universo literário do RN. O site contou com o desenvolvimento da Lunaltas, parceiro fundamental na solução de software.
O projeto foi gerido pela Verbo Comunicação & Eventos, com idealização e coordenação de Sylvia Serejo, que admite: “a Antologia foi literalmente um produto da pandemia, quando tive tempo disponível para pensar em algo que nos movimentasse e ao mesmo tempo fosse útil. Foi desafiador, sobretudo, e a simplicidade da ideia até contrasta com a nobreza de ser inclusivo e diferenciado”. A curadoria contou ainda com a participação da jornalista, pesquisadora e escritora Rejane Cardoso.
Ao longo do último ano, uma série de 11 transmissões ao-vivo foram realizadas com convidados especiais, como Tarcísio Gurgel, Diva Cunha e Luiz Eduardo Brandão Suassuna, que falaram sobre temas e obras de destaque. A 12ª transmissão, marcada para 14 de setembro, será a última e marcará a entrega do projeto para a sociedade, na qual o jornalista Ciro Pedroza entrevistará Serejo sobre “O desafio de fazer escolhas para uma antologia”.
O projeto Antologia Virtual do RN tem incentivo fiscal da Lei Djalma Maranhão pela Prefeitura de Natal, Unimed Natal e Colégio CEI (Romualdo Galvão e Roberto Freire), além do apoio de Lunaltas Tecnologia e Instituto Histórico e Geográfico do RN.
Autor(a): BZN