Cidade

Aedes aegypti: Natal em situação de emergência

18 MAI 2022

Foto: Alex Régis/Ascom

O prefeito Álvaro Dias decretou situação de emergência em Natal, pelo prazo de 90 dias - com possibilidade de prorrogação -, diante do aumento dos casos notificados de dengue, chikungunya e zika na capital. 

O decreto destaca que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e os demais órgãos da Administração Pública Municipal, no âmbito de suas atribuições, deverão adotar todas as medidas necessárias ao restabelecimento da normalidade. 

Monitoramento realizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde da SMS indica que "o número de casos notificados para as doenças vem observando um aumento exponencial por semanas consecutivas e o surgimento de áreas com formação de agregados de casos suspeitos principalmente nas regiões Sul, Norte 1 e Oeste de Natal".

Das medidas, segundo a prefeitura, vêm sendo realizadas de "visitas domiciliares em peridomicílio e intradomicílio; ações educativas em escolas, conselhos comunitários e pastorais com a promoção de dias "D" de Combate às Arboviroses, coleta de lixo regular, utilização de fumacê (UBV portátil e pesada) e capacitações de servidores para digitação qualificada das notificações no município para esses casos".

Declarou o prefeito:

- Estamos vivenciando uma epidemia de dengue, zika e chikungunya na cidade. A decretação do estado de emergência vai permitir que a gente possa dar respostas mais efetivas e rápidas para conter a situação. Já estamos fazendo uma série de ações para combater as arboviroses, mas é fundamental que a sociedade também contribua. Com todos unidos poderemos sair dessa realidade difícil em um período mais curto. Vamos fazer a nossa parte, descartando o lixo da maneira correta, observar em nossas casas possíveis criadouros do mosquito e evitar usar materiais que acumulem água. A consciência de todos é fundamental nesse processo. 

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias