Mundo

Alex Atala é o 8° melhor chef do mundo. Os portugueses Henrique Sá Pessoa e Avillez entre os 100, mais 3 estrangeiros que atuam em Portugal

15 SET 2021

Foto: O campeão Foto: @thebestchefawards

Em cerimônia de gala, foi divulgado hoje (15), em Amsterdã, na Holanda, a lista do The Best Chef Awards 2021, com os 100 melhores chefs do mundo. O número um é o espanhol Dabiz Muñoz, dono do restaurante DiverXo, em Madrid (3 estrelas Michelin), seguido pelo sueco Björn Frantzén, do restaurante Frantzén, em Estocolmo; e depois pelo também espanhol Andoni Luis, do basco Mugaritz (2 estrelas), em San Sebastián. O 4° também é espanhol, Joan Roca, do El Celler de Can Roca, em Girona, Catalunha.

Os caras 

O brasileiro Alex Atala continua estrelando a lista, agora em 8° lugar. A chef Manu Buffara, do Restaurante Manu, em Curitiba (PR), está em 21°. Helena Rizzo, que agora participa Master Chef, ficou em 83°. Jefferson Rueda, d’A Casa do Porco, São Paulo, em 92º; e Rafa Costa e Silva, do carioca Lasai, em 95º lugar.

D’alémar 

A surpresa de Portugal nesta edição foi o super Henrique Sá Pessoa, que ficou no 38° lugar, justamente na cidade holandesa onde em breve programa abrir um restaurante com sua marca. Comanda o Restaurante Alma (2 estrelas Michelin) e mais quatro outros espaços em solo português. 
 

O badalado José Avillez apareceu na 44ª posição. Em 2020 ele estava no 70° lugar. Subiu 26 degraus.

De estrangeiros que têm restaurante em Portugal, aparecem entre os 50 melhore: os espanhóis Martín Berasategui (Fifty Seconds, 1 estrela, Lisboa) em 28°; e Eneko Atxa (Eneko, Lisboa), em 31.º. O austríaco Hans Neuner (Ocean, 2 estrelas, Porches, Algarve), está em 50°.

Quase lá 

Dois super chefs portugueses estavam na lista de escolha, mas ainda não foi desta vez. Participaram Ricardo Costa (chef do The Yeatman Hotel, 2 estrelas, em Vila Nova de Gaia).

E Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova, 2 estrelas, em Leça da Palmeira, entre outros incríveis projetos).

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias