Mundo

Alexandre de Moraes é processado por grupo de mídia de Trump e plataforma Rumble

19 FEV 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O grupo Trump Media & Technology Group entrou com um processo contra o ministro do STF Alexandre de Moraes no Tribunal Federal dos Estados Unidos, na Flórida, conforme reportado pelo New York Times nesta quarta-feira (19).

A ação judicial alega que Moraes censura ilegalmente o discurso político de indivíduos alinhados à direita nos Estados Unidos. A plataforma de compartilhamento de vídeos Rumble também é co-autora do processo.

As empresas acusam o ministro de infringir a Primeira Emenda da Constituição americana ao ordenar que o Rumble removesse as contas de figuras brasileiras de direita. O New York Times destaca que as empresas argumentam que essa ordem pode impactar a visibilidade das contas nos EUA, violando assim a legislação americana.

Embora o grupo do presidente Donald Trump não tenha sido diretamente alvo das ordens do juiz do STF, ele argumenta que depende da tecnologia da Rumble e, portanto, pode ser prejudicado caso as operações da empresa sejam afetadas.

Por sua vez, Alexandre de Moraes defende que suas ações são necessárias para proteger o Brasil dos supostos atos antidemocráticos do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores. No ano passado, o ministro bloqueou a rede social X após a plataforma não cumprir uma ordem para nomear um representante legal no Brasil.

Autor(a): BZN



últimas notícias