17 FEV 2020
A partir do dia 7 de abril os ocupantes de cargos em Direção e Assessoramento Superior (DAS) 4, 5, 6 e de Natureza Especial na Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital (SEDGG) entram na lupa das análises de desempenho.
Na primeira fase serão avaliadas 95 pessoas, entre secretários especiais, secretários, diretores, coordenadores-gerais e gerentes de projeto da SEDGG.
É a primeira vez que servidores no alto escalão do Ministério da Economia serão avaliados. A avaliação hoje é restrita aos cargos inferiores.
Durante o programa piloto, a avaliação dos servidores será por seis meses. Depois, deverá ser estendido a todos os demais órgãos da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.
Em tempo
A avaliação inclui metas individuais (80% do resultado) e fatores de competência (20%). Serão considerados: autodesenvolvimento, produtividade, relacionamento interpessoal, liderança, compromisso com resultados, adaptabilidade e inovação.
O servidor será avaliado por seu superior imediato e por subordinados, quando existirem, desde que sejam ocupantes de cargos em comissão de DAS e Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE), de níveis 4, 5 e 6. Está prevista, também a autoavaliação.
Quem não atingir 50% do resultado esperado terá direito a um plano de capacitação para melhorar seu desempenho.
Calma!
O desempenho insuficiente não implicará na exoneração da função de confiança ou do cargo em comissão. Da mesma forma, o bom resultado não garante a manutenção no cargo ocupado.
Autor(a): Eliana Lima