Educação

Alunos de Natal participam de maratona tecnológica com imersão de dois dias

12 AGO 2025

Foto: Divulgação

O Colégio CEI Romualdo Galvão e Roberto Freire realizou, nos dias 8 e 9 de agosto, a 2ª edição do Hackathon CEITEC, reunindo estudantes do 6º ano ao 2º ano do ensino médio em uma maratona tecnológica de dois dias. O evento contou com palestras, minicursos e apresentações de 45 projetos criados pelos alunos.

O tema deste ano, Hack for Health (H4H), desafiou os participantes a identificar problemas ligados à saúde e ao bem-estar e criar soluções tecnológicas úteis para a sociedade. A abertura foi conduzida pelo professor e médico Francisco Irochima, que destacou exemplos de inovação ao longo da história e incentivou os jovens a aproveitarem os recursos tecnológicos disponíveis para ir além.

Os grupos, formados por até seis integrantes, aplicaram conhecimentos de programação, matemática, biologia e ciências para desenvolver as ideias. “Algumas habilidades são muito trabalhadas no Hackathon, como o pensamento criativo, o pensamento de sistemas, o analítico, o trabalho colaborativo e a alfabetização em pensamento computacional”, explicou o professor Jadson Souza, organizador do evento.

Na categoria Júnior, o primeiro lugar foi para a equipe formada por Gibran Dantas, Levi Azevedo, Miguel Merlini e Rebecca Dantas, com uma luva tradutora de Libras para promover inclusão a pessoas surdas. Já na categoria Sênior, os vencedores foram Ravi Salha, Larissa Campos, Gabriel Soares, Gabriela Rosado e João Pedro Moreira, com o "Luna Watch", um smartwatch equipado com inteligência artificial voltada para auxiliar idosos em tarefas cotidianas e emergências. “Cuidar de quem cuidou de nós é a maior inovação que podemos oferecer”, afirmou Ravi.

Além da competição, a maratona teve caráter solidário: mais de 500 quilos de alimentos não perecíveis foram arrecadados e serão doados ao Instituto Juvino Barreto e ao projeto Seu Vizinho, que atende cerca de 200 instituições sociais.

O Hackathon CEITEC também já rendeu frutos expressivos: da edição de 2024 saiu o projeto campeão da etapa estadual do Desafio Liga Jovem do Sebrae, um sensor inteligente para monitorar o nível de água em cisternas e avisar sobre a necessidade de reabastecimento, solução pensada para combater a escassez hídrica no Sertão nordestino.

Autor(a): BZN



últimas notícias