Cidade

Artesãs do Seridó bordam os uniformes dos atletas olímpicos do Brasil

20 MAR 2024

Foto: Reprodução/TV Globo

Na data em que se celebra o Dia do Artesão, 19 de março, o artesanato potiguar tem conquistas para comemorar, pelo menos aqueles que lutam para que a arte de cruzar pontos e traços com linha no tecido não caia no esquecimento, tornando-se objeto de desejo dos consumidores. Os bordados do Seridó, uma das tipologias mais tradicionais e características do artesanato do Rio Grande do Norte, vão acompanhar e vestir os atletas brasileiros, que disputarão por medalhas nas Olimpíadas de Paris, na França.

Um grupo de 80 bordadeiras do município de Timbaúba dos Batistas (que fica a aproximadamente 292 km da capital potiguar, Natal) ficou responsável por bordar artesanalmente as figuras de animais típicos da fauna brasileira, entre tucanos, araras e onças, nos uniformes, que serão usados pela delegação na abertura dos jogos.

No caderno de anotações da artesã Vanda Melo, uma data para ser aguardada. No dia 26 de julho, às 14h30, a bordadeira tem um compromisso que espera não perder por nada, vai ficar em frente à tevê da sala vendo o seu trabalho ser exibido para o mundo inteiro. Esse é o horário da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O evento acontecerá ao ar livre e promete ser uma experiência sem precedentes, utilizando a luz natural do sol poente para iluminar a caminhada fluvial dos melhores atletas do mundo ao longo do Rio Sena, no coração da capital francesa.

A travessia de 6 km ao longo do Sena contará com apresentações artísticas e mostrará Paris, um patrimônio da França, com seus monumentos e pontes ao longo do percurso. Milhares de atletas de várias nações estarão na água, sendo acompanhados por centenas de milhares de espectadores. Entre os atletas da delegação brasileira, estarão as dezenas figuras de aves, que Vanda Melo dedicou horas, dias e até noites a bordar delicadamente nos uniformes olímpicos do Brasil.

Ela integra o grupo de Timbaúba dos Batistas escolhido para compor com elementos da fauna nacional as vestimentas dos desportistas. “Para mim, a produção dos pássaros foi extremamente importante e vê-los vestidos nos corpos dos atletas será muito gratificante”, anima-se a artesã, que vibra com o fato de uma mostra do seu talento poder ser apreciado e valorizado mundo afora.

“Vai além da questão meramente financeira, nos dá a oportunidade de expandir a visibilidade do nosso trabalho no Brasil e em outros países. É um reconhecimento, que supera o que esperávamos, pois vai nos trazer grandes oportunidades. Disso, tenho certeza, e sou imensamente grata”.

A mesma ansiedade também domina Jailma Araújo, outra bordadeira do município que encarou a empreitada e tem passado a maior parte do tempo entre linhas, máquina de costura e tecidos. O grupo de mulheres já entregou três dos quatro lotes de uniformes, e terá de acelerar o ritmo para finalizar o pedido de mais 800 peças até o dia 20 de abril.

”É a realização de um grande sonho. Um sonho ver o bordado sendo valorizado e sendo reconhecido como feito em Timbaúba dos Batistas. Isso tem dado autonomia e elevado a autoestima das bordadeiras, ao conquistarem as coisas que sempre almejaram, e que achavam ser impossível. É uma satisfação grande conseguir ver tudo isso se concretizar”, explica emocionada Jailma.

Autor(a): BZN
Fonte: Agência Sebrae de Notícias



últimas notícias