Cidade

Artista plástico Walfran Guedes coordena exposição coletiva "Somos todos arte" no Calígula, em Pipa

28 FEV 2023

Foto: Divulgação

O artista plástico Walfran Guedes, que mora na praia de Pipa há 26 anos, criou e coordena o evento “Somos todos arte”, que terá em breve sua segunda edição. A exposição será lançada no dia 8 de março (quarta-feira), a partir das 17h, no Calígula Pizzaria e Restaurante, na Avenida dos Golfinhos, em Pipa.

Segundo Walfran, o evento será multicultural, “pois também haverá a soma de outras artes, como dança contemporânea, dança cigana tradicional, performances (com Alice Heusi e Rebecca Souza), poesia e muita musicalidade (com Marrom, Sol Nordestino e DJ Mangue)”, explica. “Tudo isso em formato de um chá das cinco, com diversos sabores de chás a serem servidos e comidas diversas para acompanhar”, registra. Na ocasião, o Calígula estará com a cozinha em pleno funcionamento.

Sobre a origem desta iniciativa, Walfran assinala que “o evento foi criado a princípio para incentivar as pessoas que estudam comigo, para que experimentassem o ápice de um artista, que é levar a obra ao olho do outro. Mas, resolvi então fazer algo que sempre quis, juntar muitos profissionais desse segmento, quem produz artes plásticas na cidade, veteranos e aprendizes para mostrar à comunidade o potencial que temos, a nossa diversidade de estilos”, explica.

Data simbólica

A data escolhida para o evento guarda simbolismos. “Dia 8 de março é a data em que fiz a minha primeira exposição pessoal em 2002, mas talvez não seja coincidência ser também o Dia Internacional da mulher, afinal, o feminino é a  principal inspiração em toda minha obra, porque, pra mim, a arte é mulher”, diz Walfran, lembrando que a maioria das expositoras no evento será justamente de mulheres.

Durante o “Somos todos arte” haverá ainda uma urna onde as pessoas irão votar presencialmente, elegendo obras para primeiro, segundo e terceiro lugares, e além disso quem for ao evento vai concorrer a uma tela feita de forma coletiva pelas mulheres do atelier artes de Walfran.

Sobre o Calígula

Um dos mais antigos estabelecimentos na praia da Pipa, aberto em 1989, o Calígula sempre se destacou pela excelência de seu cardápio, pelo ambiente acolhedor e familiar e pela qualidade do atendimento, mas sempre esteve voltado para a divulgação da arte e da cultura potiguar, em todas as suas expressões. Segundo a empresária natalense Lidiane Duarte, proprietária tanto do restaurante da Pipa como das unidades de Natal (Aliança Mall, na Rua Jundiaí e Natal Shopping), “o Calígula sempre foi vocacionado para divulgar a produção artística potiguar e nossa intenção é continuar com essa parceria com artistas e produtores culturais”, afirma.

Autor(a): Marcos Pinto



últimas notícias